Categorias Notícias

Figuras do ecossistema cripto atacam o Bitcoin em Davos

Quando o Fórum Econômico Mundial destacou, em seu comunicado oficial para as reuniões deste ano em Davos, Suíça, que as criptomoedas seriam um dos temas principais do evento e que era preciso que as lideranças econômicas, políticas e sociais tivessem em mente como construir estratégias integrar esta nova indústria no arranjo econômico mundial para ajudar a moldar os desafios da globalização 4.0 e da quarta revolução industrial, um clima de otimismo surgiu, no entanto, em um dos painéis dedicados ao tema, o que se viu foi um “fogo amigo” e o Bitcoin sendo atacado por aqueles que dele derivaram.

Em um painel realizado no dia 22 de janeiro, tanto o CEO da Ripple Brad Garlinghouse, quanto Jeff Schumacker, CEO e fundador da BCG Digital Ventures; Glen Hutchins, cofundador da Silver Lake Partners e Edith Yeung, sócio da 500 startups, dedicaram uma parte de seu tempo para criticar a principal criptomoeda do mercado, tendo inclusive Schumacher afirmado (novamente) que o valor do Bitcoin, no longo prazo, será zero e que não é baseado em nada.

Para ele, o proof-of-work que garante a validação das transações no BTC, é responsável por um consumo de energia absurdo e incompatível com as transformações sociais que pedem eficiência energética. Já Glenn Hutchins disse que não estava nem um pouco interessado em investir em Bitcoin pois ela não será a principal criptomoeda do mercado no longo prazo, embora possa tornar-se uma reserva de valor importante.

Mais polido, mas igualmente atacado o Bitcoin, o CEO da Ripple chegou a afirmar que a companhia não era nem uma empresa de blockchain nem de criptomoedas e sim uma empresa de pagamentos que, por acaso, usava criptomoedas para resolver problemas com relação a pagamentos, e também afirmou que o Bitcoin, tal qual sua configuração atual, tem diversas limitações e não é certo se terá sucesso mesmo com as pessoas trabalhando para melhorá-lo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Eu concordo com Jeff que, se você tomar Bitcoin como existe hoje como uma coisa estática, os problemas de escalabilidade e prova de trabalho como um modelo tem algumas limitações significativas reais. Há muitas pessoas tentando melhorar isso, talvez tenham sucesso, talvez não.”

No entanto, Garlinghouse evitou declarações afirmando que, no longo prazo, o valor do Bitcoin seria zero, e afirmou que acredita que o criptoativo não sera usado como forma de pagamento mas, assim como afirmou Hutchins, deve se tornar uma reserva de valor.

Leia também: CEO do PayPal ataca o Bitcoin durante conferência em Davos

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.