Categorias Notícias

FC Barcelona explora metaverso e planeja criptomoeda própria

O gigante do futebol espanhol FC Barcelona planeja criar sua própria criptomoeda, disse seu presidente ​​Joan Laporta. De acordo com um relatório da ESPN, Laporta também afirmou que o clube está explorando tecnologia blockchain e o metaverso. Seu objetivo é criar oportunidades de crescimento e impulsionar a sustentabilidade do clube.

Especificamente sobre uma criptomoeda própria do “Barça”, o presidente destacou:

“Queremos criar nossa própria criptomoeda e temos que fazer isso nós mesmos”, disse Laporta. “Somos diferentes porque sobrevivemos financeiramente do que podemos gerar através da indústria do esporte”, completou.

Criptomoeda do Barça

Ainda segundo Laporta, o clube teria rejeitado ofertas recentes de empresas cripto porque deseja desenvolver sua própria moeda digital.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, no ano passado, o clube recusou o patrocínio de duas exchanges de criptomoedas.

Na época, a imprensa espanhola noticiou que a razão era que o clube considerava o negócio “antiético”. Além disso, eles classificaram os ativos digitais como “especulativos e arriscados”.

No final de 2021, o Barcelona anunciou sua primeira coleção de NFTs para retratar momentos épicos de seus quase 122 anos de história.

E, mais recentemente, noticiou-se que a plataforma Polkadot havia feito uma proposta de patrocínio ao clube. No entanto, a parceria acabou não se concretizando.

Agora, Laporta revelou os planos do clube voltados ao mercado cripto. No evento Mobile World Congress, realizado em Barcelona nesta semana, o executivo destacou que considera a blockchain como uma ferramenta chave para a criação de serviços atraentes para os 300 milhões de fãs do clube em todo o mundo.

“Somos inovadores no uso e adaptação de tecnologias e continuaremos sendo”, afirmou. “Nos últimos tempos tem havido muita atenção aos produtos e serviços blockchain, como NFTs e metaverso… experiência emocional”.

Barcelona busca inovação por sobrevivência

O FC Barcelona, ​​instituição com mais de 120 anos de história, pertence e é operado por seus torcedores. A governança do clube é construída em torno de 160.000 membros em vez de acionistas. 

Por conta disso, o clube precisa sempre inovar, disse Laporta:

“Não temos grandes corporações ou acionistas atrás de nós. Isso nos obriga a ser imaginativos, inovadores, corajosos e estar um passo à frente em muitas áreas que cercam a indústria do esporte.”

Ele acrescentou que o objetivo do FC Barcelona é ganhar títulos e deixar os torcedores felizes. Mas o clube também precisa aproveitar as oportunidades na indústria do esporte. “É uma questão de sobrevivência”, completou.

Não está claro ainda quando será lançada tampouco para que a criptomoeda do Barcelona será usada na prática. Uma opção seria na forma de Fan Token, com os lançados pela Socios.com. Ou então, a criptomoeda poderia ser usada no pagamento de ingressos e itens do clube.

Leia também: Terra (LUNA) salta 22% e supera Cardano e Solana em valor de mercado; veja previsão

Leia também: Baleias de Bitcoin quebram recorde e realiza 20 mil transações em um único dia

Leia também: Ucrânia agora aceita doações em Polkadot; DOT salta 10%

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.