Comunicado de Imprensa

Faz hold de Bitcoin, Ethereum, ou Solana? Aprenda mais sobre o DeFi

Fazer hold nos tokens mais famosos pensando no longo prazo é uma das mais bem-sucedidas estratégias de investimento em criptomoedas. Tentar acertar o tempo do mercado pode ser perigoso, portanto o hold garante que eventuais ganhos com os preços não sejam perdidos. Afinal, ninguém sabe o nível que pode ser alcançado pelas criptomoedas no futuro.

Sem dúvidas, o hold é uma estratégia já aprovada, porém, com o desenvolvimento das finanças descentralizadas (DeFi), disponibilizaram-se novas estratégias que recompensam investidores a longo prazo. O DeFi dá aos detentores de criptomoedas a oportunidade de aumentar suas alocações através da participação em um sistema financeiro p2p construído na blockchain. Assim como o dinheiro em uma conta de investimento qualquer, as criptomoedas alocadas em DeFi também podem se multiplicar.

Os holders batem os day traders, mas o DeFi bate o hold

O Bitcoin foi apresentado pela primeira vez em 2009. Naquela época, o token da primeira criptomoeda do mundo tinha um valor praticamente nulo, tanto que precisou-se de 10.000 bitcoins para comprar duas pizzas grandes. A troca de Bitcoins por essa pizza é hoje tida como um dos maiores erros na história das criptomoedas.

Atualmente, 10.000 BTC valem quase 250 milhões de dólares, com seu preço batendo novas altas e baixas no decorrer da década passada. A aposta geral é de que o preço do BTC continuará a subir daqui para frente e de que o mais sábio é segurar qualquer BTC visando ganhos no longo prazo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desde o lançamento do Bitcoin, existiram outras redes blockchain networks com tokens cujos preços explodiram em valor. Por exemplo, o ETH da rede Ethereum atingiu máximas por volta dos $5,000 por moeda, enquanto a SOL (Solana) viu uma subida meteórica dos $3 para $260 em apenas alguns meses durante 2021.

Os valores de bear market atuais desses tokens caíram muito, mas qualquer um com experiência no mercado das criptomoedas sabe que tratam-se de ativos voláteis. O BTC caiu de cerca de $20,000 para $3,000 no último inverno cripto, enquanto o ETH despencou da região dos $1,000 para menos de $100 no mesmo período. No entanto, todas essas mínimas foram revertidas para novas máximas históricas.

Traders mais experientes sabem a importância do hold para o longo prazo, além do fato de que os bear markets oferecem uma ótima oportunidade de acumular mais tokens que podem valorizar no futuro. Contudo, o DeFi também fornece formas de ganhar mais tokens sem precisar comprá-los no mercado. Ao invés disso, esse sistema permite multiplicar os tokens que um entusiasta já possui.

Como o DeFi traz produtos e serviços financeiros abertos à Blockchain

Blockchains modernas, desenvolvidas após o Bitcoin, são capazes de rodar aplicações descentralizadas (dApps) de forma similar a programas de computador ou aplicativos no seu celular. Todavia, os dApps são mais seguros porque são dependentes da segurança e transparência das blockchains.

O desenvolvimento de dApps torna possível pegar emprestado, emprestar, e fazer trade de criptomoedas sem o auxílio de intermediários como brokers e corretoras descentralizadas. Essa nova tecnologia por trás do DeFi possibilita que usuários emprestem BTC e ganhem juros em seus depósitos.

Por exemplo, Bob quer segurar seus Bitcoins até o preço bater $100,000. Isso pode levar muitos anos, mas o Bob pode ganhar ainda mais BTC por emprestá-lo a outros usuários enquanto aguarda. Ele não quer vender seus Bitcoins pelos próximos anos, e então busca uma estratégia para ganhar mais BTC através de juros pelo empréstimo de suas moedas em um dApp DeFi.

O DeFi também permite que usuários acessem o valor de seus Bitcoins sem vendê-los. Bob pode depositar BTC em outro dApp DeFi e pegar emprestada uma soma em stablecoins para pagar umas contas ou comprar ainda mais BTC. Assim que o débito em stablecoin é acertado, o BTC pode ser recuperado.

Stablecoins emprestadas também podem ser usadas para participação no DeFi com o intuito de se obter mais retornos. Existem diversas maneiras de fazer lucros com stablecoins no ecossistema DeFi e usá-las mitiga o risco de flutuações no mercado.

De que forma é possível começar no DeFi para lucrar com BTC, ETH, and SOL?

Primeiramente, é necessário escolher uma rede blockchain que seja adequada para entrar no mundo DeFi. Existem algumas boas opções, e esse artigo irá argumentar que a rede Solana é atualmente a melhor escolha para começar no DeFi. Vamos dar uma olhada primeiro no Bitcoin e no Ethereum, duas blockchains muito populares, para entendermos o motivo de não serem a melhor alternativa.

A rede Bitcoin é responsável por criar e rastrear BTCs, portanto não é uma rede para DeFi. Ela foi a primeira blockchain a ser inventada e a maneira com a qual foi programada não suporta dApps. Sendo assim, o BTC deve ser usado em outras redes que suportem dApps DeFi.

Já o Ethereum foi a primeira blockchain a dar suporte ao DeFi, mas também trata-se de uma rede de difícil uso para muitos usuários. Ela processa apenas 15 transações por segundo e ainda pode ser incrivelmente cara caso muitas pessoas queiram fazer transações ao mesmo tempo.

Durante um bear market, quando poucas pessoas estão usando o Ethereum, transações complexas de DeFi giram em torno de $10. Já durante um bull market, quando todos querem usar o Ethereum, a mesma transação pode custar algo entre $100 e $400 em média, o que significa que múltiplas transações podem acabar com seus lucros. Por outro lado, a rede Solana é muito rápida e barata de se usar. A rede atualmente opera com aproximadamente 3.000 transações por segundo e cada uma delas custa menos de $0.01. Velocidade e acessibilidade tornam a Solana um melhor ambiente para programadores desenvolverem e lançarem seus dApps, e muitos usuários adotarem a rede.

Vamos dar uma olhada em algumas estratégias DeFi na rede Solana que utilizam os tokens que você quer segurar por mais tempo. Evidentemente, é possível usar BTC e ETH na rede Solana para se beneficiar do DeFi, assim como também é possível usar SOL visto que ele é o token nativo da rede Solana.

Uma vez que a Solana permite que muitos usuários utilizem a rede a um custo realmente baixo, uma grande vantagem do DeFi na Solana é que os dApps DeFi podem interagir uns com os outros. Essa interação é chamada de ‘interoperabilidade DeFi’ e vamos ver como vários protocolos DeFi na rede Solana podem trabalhar juntos para aumentar os seus retornos de investimento como um holder de criptomoedas.

Quais são algumas estratégias DeFi comuns com BTC, ETH e SOL?

O DeFi cria muitas formas de se obter lucros com tokens cripto. Abaixo estão listadas as estratégias mais comuns para ganhos com moedas consolidadas como BTC, ETH e SOL. A seguir, vamos analisar um exemplo de como cada um desses serviços pode ser combinado para gerar retornos ainda maiores.

Emprestando criptomoedas

O Solend é o maior dApp de empréstimos na rede Solana. Usuários já depositaram o equivalente a mais de 200 milhões de dólares em tokens para empréstimo nessa plataforma. É possível depositar vários tokens como BTC, ETH ou SOL e emprestá-los a outros usuários. Então, você ganha juros sobre seus depósitos quando outros usuários emprestam seus tokens e pode sacá-los a qualquer momento. Caso muitas pessoas emprestem seus tokens, você terá de aguardar até que elas quitem os empréstimos delas antes de poder fazer uma retirada.

O Solend ainda o deixa depositar tokens para pegá-los emprestado, fornecendo um recibo pelo seu depósito, chamado de “cToken.” Por exemplo, se você depositou BTC no Solend, receberá cBTC. Esse token contém o valor original do seu BTC e tem seu valor aumentado à medida que ganha juros. O interessante sobre o cToken é que você pode usá-lo para outras coisas no ecossistema DeFi, as quais vamos explicar na próxima seção.

Quando você deposita tokens no Solend, também é possível pegar emprestado outros tokens. É preciso ter certeza que a quantidade emprestada é bem menor que a quantia depositada, caso contrário você pode perder seu depósito. No entanto, você pode manter os tokens emprestados.

Pegando Stablecoins emprestadas

O Protocolo Hubble gera USDH, a stablecoin mais comumente usada a fins de DeFi na rede Solana. O USDH é uma stablecoin baseada em criptomoeda que foi criada usando um dos modelos mais sustentáveis para o desenvolvimento de stablecoins DeFi.

É possível depositar vários tipos de tokens na plataforma Hubble para pegar USDH emprestado. Após depositar seus tokens, você pode pegar emprestado até 80% do valor de seu depósito em USDH. Depois de quitar seu empréstimo de USDH você pode sacar seu depósito a qualquer momento. Essa é uma vantagem sobre outros dApps que oferecem empréstimos, uma vez que você consegue sacar seus Bitcoins a qualquer hora.

Existem várias formas de colher lucros com stablecoins no DeFi. Portanto, pegar USDH emprestado é uma excelente forma de fazer hold de seu BTC, ETH ou SOL e ainda ganhar stablecoins ao mesmo tempo. Vale lembrar que você não precisa vender seus Bitcoins para conseguir stablecoins ao usar o protocolo Hubble.

Você pode também depositar cTokens do Solend e kTokens da Kamino (próxima seção) no protocolo Hubble para pegar USDH emprestado. Isso quer dizer que você ganhará juros no seu depósito em BTC enquanto pega stablecoins emprestadas para gerar uma receita a partir de outras atividades DeFi.

Provendo liquidez para trading

Com o DeFi, os usuários podem fazer trade de seus tokens sem ter de usar uma exchange central. Isso funciona da seguinte forma: outros usuários oferecem liquidez para trading e tais usuários ganham as taxas desses trades. Aqui, os usuários DeFi levam as taxas, impossibilitando que exchanges cripto como a Binance fiquem com todas elas.

A maneira mais fácil de prover liquidez para trading é através da Kamino Finance. A Kamino é um dApp que gerencia automaticamente suas posições de liquidez. Ela usa um modelo quantitativo avançado para garantir que seus tokens possam ganhar mais taxas de exchanges descentralizadas.

Você pode depositar BTC, ETH e SOL na Kamino e a plataforma faz todo o trabalho para você. Quando um depósito é feito, você receberá um kToken como recibo. Esse kToken representa o valor de seu depósito e ele irá se valorizar ao passo que coleta taxas de trading. Como já dito, ele também pode ser usado para demais participações no ecossistema DeFi.

Montando os ‘legos’ do ecossistema DeFi (Interoperabilidade)

Aqui vai um exemplo de como é possível usar todos esses três dApps DeFi juntos para aumentar suas chances de receber juros, além da possibilidade de ganhar lucros maiores. Vamos usar o BTC como nosso token de exemplo.

  • Deposite BTC no Solend
  • Receba cBTC como recibo
  • Deposite cBTC no Protocolo Hubble
  • Pegue USDH emprestado
  • Deposite USDH na Kamino Finance
  • Receba kToken
  • Deposite kToken no Protocolo Hubble
  • Pegue USDH emprestado

Agora, essa é uma posição que está ganhando juros a partir tanto do empréstimo de BTC como de taxas que os traders pagam em uma exchange descentralizada. Se você provê liquidez para um par de stablecoins na Kamino (como o USDH-USDC), é possível alavancar essa posição em até 20x.

Ao sacar seus Bitcoins, tudo o que precisa fazer é sair de suas posições. Então, devolva tudo o que pegou emprestado para recuperar seus Bitcoins enquanto mantém todas as taxas e juros ganhos das plataformas Solend e Kamino.

Onde é possível aprender mais sobre DeFi?

Todos os que participam no ecossistema DeFi deveriam fazer suas próprias pesquisas para saber de fato o que estão fazendo. É essencial a leitura de todos os documentos de cada dApp DeFi que utiliza com o intuito de compreender como trabalham.

Os dApps DeFi mencionados neste artigo possuem uma documentação extensa em seus websites. Também contam com comunidades no Twitter e Discord onde usuários podem fazer perguntas e aprender mais sobre como o DeFi funciona!

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo

Leia também: Polygon na 1xBit: nova moeda para jogos de cripto

Leia também: Preço do Ethereum: quando é a melhor altura para comprar ETH?

Leia também: Rali de criptomoedas e um aplicativo de negociação líder entrega USDT

Compartilhar
Comunicado de Imprensa

O CriptoFácil é um dos principais sites brasileiros com informações sobre Bitcoin, Blockchain, criptoativos e tecnologias disruptivas.

This website uses cookies.