Mercado

Fan tokens sobem 262% com aumento das atividades

Fan tokens estão novamente no centro das movimentações no mercado de criptomoedas e apresentaram uma valorização de mais de dois dígitos nos últimos sete dias. O otimismo com este segmento de tokens aumentou de tal forma que alguns deles subiram mais de 200%.

Este foi o caso do fan token OG (OG) que subiu mais de 262% nos últimos 7 dias, juntamente com o Manchester City Fan Token (CITY), o FC Barcelona Fan Token (BAR) e o Juventus Fan Token (JUV) que também tiveram grandes altas no período.

De acordo com analistas, a alta nos preços dos fan tokens pode ser atribuída aos círculos comerciais baseados em Hong Kong e ao otimismo com relação as equipes que estes tokens representam. No entanto, eles argumentam que o hype tende a ser passageiros. Ou seja, os ganhos podem ser insustentáveis ​​a longo prazo.

“É provável que os ganhos em fan tokens sejam insustentáveis no longo prazo. Isso porque a alta tem relação com o envolvimento de um pequeno grupo de traders que estão aproveitando do hype de alguns resultados positivos de equipes e inflando o preço”, destacou Liu Yang.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Clubes brasileiros e fan tokens

As equipes brasileiras também ja aderiram aos fan tokens. Até o momento, pelo menos oito grandes clubes brasileiros decidiram entrar no mercado cripto e lançaram seus próprios fan tokens. Dessa forma, passaram a permitir que os seus torcedores se engajem com a equipe de forma mais direta. Vasco, Atlético MG, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Bahia e Cruzeiro já têm fan tokens.

Através da emissão desses tokens, os clubes obtêm novas fontes de receita. Ao mesmo tempo, os detentores dos tokens têm a oportunidade de participar de enquetes e decisões da equipe. Além disso, os torcedores podem obter acesso a promoções exclusivas.

A maioria dos clubes se associou à Socios.com, uma plataforma global de engajamento de torcedores de esportes, que permite a emissão e o gerenciamento de fan tokens. O Santos, por sua vez, decidiu adotar o caminho das finanças descentralizadas (DeFi) e lançou seu token por meio da exchange PancakeSwap.

Apesar de diferentes abordagens, a iniciativa dos clubes brasileiros parece estar sendo bem recebida pelos torcedores. O Flamengo, por exemplo, registrou um recorde ao vender cerca de 1 milhão de tokens em apenas 12 minutos na sua oferta inicial.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.