Falta de conhecimento impede brasileiros de investir em criptomoedas, revela estudo

Um dos principais obstáculos que impede os brasileiros de investir em criptomoedas é a falta de conhecimento sobre este mercado. Foi o que descobriu um levantamento recente conduzido pela empresa de pesquisa Toluna.

Mais precisamente, quase metade (48%) dos brasileiros entrevistados disseram que não “saberem o suficiente sobre o ativo” é o maior impeditivo para negociar cripto.

Conforme noticiou o Valor nesta quinta-feira (19), a pesquisa também mostrou que apenas 16% dos entrevistados afirmaram estar completamente familiarizados com o conceito de criptomoedas.

Ainda como os principais motivos que impedem o investimento, 34% responderam que se sentem inseguros para investir. Outros 32% afirmaram que consideram os ativos digitais muito arriscados.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Motivos para investir em criptomoedas

Por outro lado, entre os brasileiros que investem em criptomoedas, os principais motivos apontados para investir foram: valorização a longo prazo, valorização no curto prazo e diversificação de portfólio:

Especificamente, 40% disseram que o fazem por acreditar na valorização dessa classe de ativos a longo prazo.

Enquanto isso, 36% afirmaram que as moedas digitais são boas opções de investimento devido a sua capacidade de render já no curto prazo. Já os 33% restantes disseram que investem em criptoativos como forma diversificação de carteira.

Como “inspiração” para entrar neste mercado, 35% dos entrevistados afirmaram que foram influenciados por influenciadores e especialistas de finanças. Enquanto isso, 24% atribuíram sua decisão de investir à anúncios em plataformas digitais.

Ainda, 31% afirmaram que conheceram as criptomoedas há cerca de dois anos, ou seja, desde o ano de 2020. Já 29% disseram que tiveram conhecimento do conceito de cripto em 2019.

Além disso, os entrevistados foram perguntados sobre o risco em investir nos ativos digitais. Em uma escala de 1 a 10 (proporcional ao aumento do risco), 15% afirmaram que o risco está em 5.

Binance e Mercado Bitcoin são as exchanges mais usadas

Por fim, a pesquisa perguntou qual é a plataforma de cripto mais usada pelos brasileiros. Neste aspecto, a Binance foi a campeão entre os brasileiros com 38% dos respondentes usando a plataforma.

Em segundo lugar, como plataforma mais usada pelos entrevistados, apareceu a brasileira Mercado Bitcoin, com 26%.

De acordo com levantamentos mensais do Cointrader Monitor, a Binance é a exchange de criptomoedas mais usada pelos brasileiros para negociar Bitcoin há mais de um ano.

No mês de abril, a Binance negociou 10.973,83 Bitcoins. Em termos percentuais, isso equivale a 49,70% de todas as transações com Bitcoin no Brasil. Trata-se da maior participação mensal de uma exchange já registrada pelo Cointrader Monitor desde que o levantamento começou a ser feito.

Já o Mercado Bitcoin ficou em sétimo lugar em termos de Bitcoins negociados no Brasil em abril de 2022, com 1.132,64 BTC.

Leia também: Metaverso Sandbox divulga roteiro para proprietários de lands 

Leia também: Anchor na BNB Chain? Binance incentiva dev’s a migrarem da Terra

Leia também: Maior baleia de Bitcoin acumula mais de R$ 450 milhões desde o início de maio

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.