Segurança

Falso aplicativo do Google Tradutor instala minerador de criptomoedas em mais de 100 mil computadores

Um vírus de mineração de criptomoedas invadiu mais de 100 mil computadores em todo o mundo, através de um falso aplicativo do Google Tradutor instalado nos dispositivos dos usuários.

O relatório publicado na segunda-feira, 29 de agosto pela Check Point Research (CPR), revelou que o malware está passando sem ser detectado e continua afetando muitos usuários devido ao formato sofisticado do vírus.

Este programa oferece “softwares gratuitos e seguros” e acaba invadindo computadores ao descarregar versões falsificadas de aplicativos populares como YouTube Music, Google Translate e Microsoft Translate.

Como funciona o malware?

Após ser acionado o processo de instalação dos aplicativos, o vírus passa por várias etapas durante alguns dias até a mineração da criptomoeda Monero (XMR) ser configurada no computador.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O novo esquema de mineração foi apelidado de Nitrokod e segundo as investigações recentes já infectou diferentes computadores em pelo menos 11 países.

A versão falsa do Google Translate foi publicada em grandes sites como a Softpedia e teve quase mil avaliações positivas, no entanto, é importante lembrar que este aplicativo não possui versão oficial para desktop.

Como evitar este tipo de malware?

Este tipo de vírus tem atingido diversos usuários ao longo do tempo, sofrendo modificações na forma de funcionar para obter maior sucesso entre os internautas.

Entretanto, existem algumas formas de se proteger contra este tipo de malwares, como, por exemplo:

  1. Tome cuidado com domínios semelhantes, erros ortográficos em sites e remetentes de e-mail desconhecidos.
  2. Faça o download dos softwares apenas de fornecedores autorizados e reconhecidos.
  3. Garanta a segurança da sua rede de comunicação atualizando periodicamente.

Desta forma é possível obter maior segurança ao navegar na web, e proteger os equipamentos que utiliza para não sofrer este tipo de ataques cibernéticos.

Leia também: Maior pool de mineração de ETH lança serviço de staking

Leia também: 1inch anuncia airdrop de 300.000 tokens OP para usuários da 1inch na Optimism

Leia também: Bitcoin vai a R$ 105 mil e impulsiona altcoins. Alta entre BNB, AXS, SOL, DOT e CEL chega a 23%

Compartilhar
Yeferson Perez

Estudante de engenharia da computação, possui 4 anos de experiência no mundo blockchain e na criação de conteúdos sobre a Web3, NFT e metaversos.

This website uses cookies.