Categorias Notícias

Facebook reverte banimento sobre anúncios envolvendo criptomoedas

O Facebook atualizou sua política de anúncios para permitir novamente a circulação de peças publicitárias relacionadas às criptomoedas, segundo uma publicação do CryptoSlate nesta semana.

A rede social anunciou por meio de uma publicação que permitirá novamente a veiculação de anúncios referentes a criptomoedas e blockchain. Anteriormente, apenas um número limitado de anunciantes previamente aprovados poderiam veicular anúncios relacionados às criptomoedas. Diz um trecho da publicação:

“Embora nós continuemos requerendo que pessoas façam registro para veicularem anúncios promovendo criptomoedas, a partir de hoje, nós não mais requereremos pré-aprovações para anúncios referentes a tecnologia blockchain, notícias da indústria, educação ou eventos relacionados a criptoativos.”

Golpes e anúncios

Em 2017, os golpes acompanharam o fluxo de dinheiro que adentrou o setor. ICOs com sites não verificados e equipes falsas angariaram milhões de dólares de investidores ingênuos.

Os golpes foram lucrativos, tão lucrativos que estas companhias estavam inclinadas a pagar para veicular anúncios em plataformas que poderiam atrair mais vítimas. O Facebook era uma dessas plataformas onde anúncios relacionados a criptomoedas bombavam.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Para combater a súbita explosão de anúncios duvidosos em sua plataforma, o Facebook anunciou em janeiro de 2018 uma nova política que bania anúncios referentes a criptomoedas, afirmando que estes anúncios eram frequentemente enganosos.

A rede social criada por Mark Zuckerberg não foi a única companhia a adotar esta postura. O Google baniu anúncios referentes a criptomoedas em março do mesmo ano, apenas alguns meses após a decisão do Facebook.

Em junho de 2018, o Facebook abrandou sua política para permitir a veiculação de anúncios envolvendo criptomoedas para anunciantes pré-aprovados. Aqueles buscando uma pré-aprovação deveriam submeter um pedido com licenças e outras informações que pudessem provar a legitimidade do anunciante. Mais uma vez, o Google seguiu a postura do Facebook e afrouxou suas políticas em relação a anúncios sobre criptoativos em setembro do mesmo ano.

Embora os anúncios envolvendo criptoativos tenham sido novamente permitidos no Facebook, promover ofertas iniciais de moedas (ICOs) ainda não é permitido. Se a história se repetir, logo o Google seguirá a decisão da rede social e permitirá novamente anúncios sobre moedas digitais.

No geral, a ação é um indicador do amadurecimento do mercado de criptoativos. A diminuição nos golpes e o aumento no reconhecimento de projetos existentes pode ter feito o Facebook mudar sua postura. Agora, com maior acesso em termos de anúncios, os projetos poderão impulsionar ainda mais a adoção no setor.

Leia também: Facebook volta atrás sobre a proibição de anúncios de criptomoedas

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.