Categorias Notícias

Facebook inicia conversas com reguladores dos EUA para lançar a GlobalCoin

O Facebook inciou conversas com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) dos EUA sobre a GlobalCoin, stablecoin que o gigante das mídias sociais pretende lançar em 2020. Segundo informações do portal Coindesk, a rede social procurou o presidente da CFTC Chris Giancarlo, também conhecido como crypto-daddy, para apresentar ao regulador o seu projeto e colher opiniões sobre a melhor forma de fazê-lo com respaldo jurídico nos EUA.

No entanto, apesar da conversa, o Facebook ainda não apresentou um pedido formal de registro do projeto do criptoativo à CFTC:

Estamos muito interessados ​​em entender melhor. Nós só podemos agir quando tivermos um projeto, mas ainda não temos nada diante de nós”, destacou Giancarlo.

O presidente da CFTC disse que ainda é muito cedo para determinar se a GlobalCoin estaria ou não limitada às regulamentações da CFTC pois, tal qual o Bitcoin, é preciso entender primeiro alguns aspectos do projeto para então determinar se há ou não enquadramento pertinente ao regulador.
Além da CFTC, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg também se reuniu com o governador do Banco da Inglaterra Mark Carney. Os dois supostamente discutiram os riscos e as oportunidades que surgem ao desvendar uma criptomoeda. De acordo com a BBC, o Facebook também consultou autoridades do Tesouro dos EUA em relação a questões operacionais e regulatórias.
Como mostrou o CriptoFácil, o Facebook está empenhando em viabilizar seu projeto de stablecoin e tem contratado funcionários que já trabalharam no PayPal para acelerar seus planos. Cerca de 20% dos 50 membros da equipe do projeto vêm da plataforma de pagamentos PayPal. Além disso, a rede social estaria em conversa com grandes exchanges de criptomoedas para listar seu criptoativo e também com as maiores operadoras de cartão do mundo Visa e Mastercard.
Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.