O Facebook afirmou em um documento encaminhado a Comissão de Valores Mobiliários do EUA (SEC, na sigla em inglês) que pode não lançar seu projeto de stablecoin Libra. Segundo a rede social, a pressão regulatória têm sido muito forte e a tendência é que isso aumente ainda mais, tornando arriscado para os negócios da companhia se aventurar em algo tão “novo”. O documento completo do Facebook pode ser lido aqui.
A rede social lembrou seus investidores, neste que é seu último relatório trimestral, de que há muitos fatores que podem impedir o lançamento da Libra. A “Libra foi submetida a escrutínio rigoroso por governos e reguladores em várias jurisdições e espera-se que tal revisão continue”, destacou a rede social no documento.
“Além disso, existem incertezas significativas na aceitação de tais moedas. Portanto, não há garantia de que a Libra ou nossos produtos e serviços relacionados estarão disponíveis em tempo hábil, ou nem mesmo se estarão disponíveis. Não temos criptomoeda nem tecnologia blockchain. Muita experiência pode ter um impacto negativo em nosso desenvolvimento e marketing de sucesso desses produtos e serviços”, frisa o relatório.
Um porta-voz do Facebook disse em um outro comunicado que a Libra será lançada sim e que a companhia trabalhará abertamente com todas as partes envolvidas até o lançamento do produto. Afirmação que também foi confirmada pelo fundador da rede social Mark Zuckerberg.
“Estamos no processo há algum tempo, não importa quanto tempo leve para resolver as preocupações dos reguladores e de outros especialistas e usuários, e então encontrar o melhor caminho a seguir”, disse Zuckerberg.
Entretanto, como mostrou o CriptoFácil, empresas que pareciam ter adirado ao projeto como a Visa já vêem se esquivando da criptomoeda da rede social.
“Temos que trabalhar todos juntos”, concluiu Zuckerberg.
Leia também: Criptomoeda chinesa e “rival” da Libra ganha apoio do CEO da Huawei
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora