Exclusivo: Austrália revela planos de Blockchain para serviços públicos

Uma organização de investigação prospectiva (Foresight Unit) discute potencial na polícia, segurança alimentar e nas comunicações do governo.

O Governo australiano está estudando os casos de uso para Blockchain para a segurança pública, comunicações governamentais, segurança cibernética e logística, disse hoje a unidade de investigação prospectiva do país.

Fizemos uma parceria com o Tesouro Federal para realizar um projeto enorme na Austrália para identificar as oportunidades e as ameaças colocadas a nós por tecnologias Blockchain,” Dr Alicia Cameron, pesquisador sênior do Data61 – CSIRO, disse na GovInsider Strategic Futures Breakfast esta manhã.

O estudo está olhando em três áreas: os potenciais benefícios, novas competências necessárias e as implicações legislativas e regulamentares de Blockchain. Haverá futuros pilotos em uma série de áreas-chave onde há potencial para uma maior utilização da tecnologia.

Uma das oportunidades identificadas por Data61 está em segurança pública. Vídeos da bodycam (câmera que fica no corpo, filma em primeira pessoa) do policial, por exemplo, podem ser armazenados em um Blockchain para garantir que as provas de vídeo não foi adulterado e verificar onde e quando o vídeo é feito.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Outro caso de uso potencial é no monitoramento de desempenho, “tornando os fundos certeza do governo federal, por exemplo, são bem gasto pelos governos locais”. Blockchain permitiria monitoramento de desempenho mais dinâmico, em vez de um relatório anual estática.

Blockchain também pode ser usado para melhorar a coordenação entre os departamentos governamentais, disse ela. Comunicações gravadas em um Blockchain são imutáveis, o que pode aumentar a confiança e reduzir os conflitos dentro das organizações.

No entanto, Blockchain também poderia ser “extremamente incômodo” para os empregos, ela advertiu. Por exemplo, a tecnologia poderia substituir a gestão de registros e empregos de contabilidade, exigindo governos para requalificar essas pessoas.

Se Blockchain, por exemplo, na Austrália assume registro de propriedade intelectual, o que vai acontecer com todas as pessoas empregadas?, Cameron sugeriu.

Outros usos de Blockchain incluem a segurança alimentar, ela disse, e Austrália já está monitorando o fornecimento de grãos usando Blockchain. “Quando se trata fora do campo, ele é registrado, ele é marcado, os identificadores do grão são colocados em um Blockchain, e ele pode ser rastreado para o comprador”, disse ela.

O Strategic Futures Breakfast reuniu funcionários sêniors junto de defesa, educação, saúde, lei, infocomms, finanças e planejamento urbano para discutir as tendências que moldam o futuro da nação “smart” de Singapura. O evento foi realizado em parceria com a Dassault Systemes.

Compartilhar

This website uses cookies.