Fintech

Exchange de criptomoedas suspende operações após problemas com saques

A exchange de criptomoedas JPEX, com sede em Hong Kong, deverá interromper suas negociações na segunda-feira (18). Alguns usuários já estão reclamando que não conseguem operar na exchange, sobretudo com saques. Enquanto isso, as pessoas que conseguem fazer saques precisam arcar com taxas muito elevadas.

Este movimento significativo surge após vários avisos e preocupações da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong. A SFC acusou a plataforma de supostas declarações enganosas e operações não regulamentadas.

Além disso, a exchange está agora no epicentro das investigações ligadas a possíveis fraudes. Alguns usuários acusam a JPEX de aplicar um golpe e usar a notificação da SFC como justificativa.

Usuários reclamam de bloqueio na exchange

No final da semana passada, a exchange recebeu queixas de possíveis fraudes no valor de 34 milhões de dólares de Hong Kong, ou cerca de US$ 4,3 milhões. O montante de dinheiro e as acusações levou a polícia da cidade a abrir uma investigação contra a exchange, algo que logo caiu nas mãos da SFC.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Com a escalada da crise, a exchange decidiu paralisar suas operações. Desde a manhã desta segunda-feira (horário de Hong Kong), usuários manifestaram dificuldades crescentes no acesso aos seus fundos. A maioria dos usuários não conseguiu fazer saques. Outros até conseguiram sacar, mas tiveram que pagar taxas elevadas, algumas de quase US$ 999 em USDT.

Consequentemente, vários manifestaram as suas preocupações online, o que levou a 83 queixas oficiais registadas na polícia de Hong Kong. As queixas acumuladas levaram a SFC a interferir no caso.

Fraude e táticas escusas

Mas os desafios da exchange não terminam aqui. A SFC anteriormente acusou a JPEX de utilizar táticas enganosas para operar em Hong Kong. Estas incluem falsas alegações sobre licenciamento no exterior e promessas de retornos elevados, muito acima do mercado.

Além disso, a agência afirmou que a JPEX fez uso de influenciadores de mídia social pagos pela plataforma para espalhar informações potencialmente enganosas. No entanto, a JPEX se defendeu das acusações e disse que não cometeu nenhuma fraude.

Em sua defesa, a JPEX atribui a crise a criadores de mercado que “congelaram maliciosamente” seus fundos. Ou seja, a exchange afirma que os próprios usuários bloquearam seus fundos para prejudicar a exchange. Além disso, a JPEX garantiu aos usuários que está fazendo esforços para restaurar a liquidez e normalizar as taxas de saque

Consequentemente, à medida que a nuvem de suspeita em torno da JPEX se adensa, todos os olhos estarão voltados para os próximos movimentos da exchange. Com as investigações em andamento e a confiança dos usuários diminuindo, os próximos dias serão cruciais para a plataforma e sua vasta base de usuários.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.