Categorias Notícias

Exchange de Bitcoin era usada para lavar dinheiro na espanha

Investigações conduzidas pelas autoridades da Espanha revelaram que uma exchange de Bitcoin pode ter sido montada exclusivamente para atender à uma espécie de “pool” de criminosos que usavam a plataforma para lavar dinheiro com Bitcoin. O esquema atuava como uma espécie de “CasS” (crime as a Sevice) e oferecia as facilidades da exchange como meio de “legalizar” recursos ilícitos de criminosos, mascarando-os como lucros em transações com criptomoedas. A estimativa das autoridades é que cerca de US$10,08 milhões tenham sido “lavados” por meio do esquema.

Guardia Civil (Guarda Civil espanhola) aponta 16 pessoas como integrantes diretos do esquema, já prendeu oito pessoas em conexão com o crime e um total de 24 carteiras foram confiscadas pelas autoridades, sendo quatro delas cold wallets e 20 hot wallets.

“As autoridades espanholas congelaram quatro ‘carteiras offline’ e 20 ‘carteiras online’, para as quais foram transferidos €9 milhões, além de várias contas bancárias”, diz a Europol.

Os criminosos também utilizavam caixas eletrônicos que  permitiam a compra e venda de criptomoedas para praticar a lavagem do dinheiro. Os operadores da plataforma também usavam técnicas de smurfing que envolvia dividir o dinheiro sujo em “pacotes” que eram depositados em diferentes contas bancárias pertencentes à gangue. Além disso, segundo as autoridades, os criminosos também possuíam empresas de fachada que eram usadas para fazer grandes depósitos em contas bancárias. A partir dessas contas, os fundos seriam então transferidos para outras exchanges (não ligadas ao esquema) que operavam fora da Espanha.

Além das carteiras de Bitcoin que foram congeladas, foram apreendidos dois caixas eletrônicos de Bitcoin, além de 11 carros, computadores, dispositivos e outras propriedades.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: FBI fecha site da deep web sob acusação de lavagem de dinheiro

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.