Categorias Notícias

Exchange brasileira Walltime anuncia implementação em sua plataforma

A Walltime, corretora de criptomoedas brasileira, anunciou a implementação de mais uma funcionalidade que tem como objetivo facilitar a segurança e o uso das carteiras de Bitcoin pelos clientes: o bech32.

Segundo a empresa, o bech32 foi oriundo da escolha de uma BIP na rede do Bitcoin – no caso, a BIP 0173. BIP é a sigla para Bitcoin Improvement Proposal, uma proposta de melhoria para a rede. Essas propostas são sugeridas por uma pessoa ou grupo e logo em seguida votadas, para decidir se serão ou não aceitas. Um exemplo de BIP que ficou bastante conhecido foi a BIP 0141, responsável implementação do SegWit, em agosto do ano passado.

De acordo com Riad Vargas, desenvolvedor da Walltime, a bech32 tem como objetivo adicionar um novo formato para os endereços SegWit, sendo que uma das motivações foi a dificuldade de anotar ou repassar por voz os endereços usados até então, que continham letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo.

Antes do bech32, o formato padrão de endereços Bitcoin era o base58, o qual é responsável pelos caracteres aleatórios de números, letras maiúsculas e minúsculas com os quais são formados os endereços de carteiras. Com o novo formato, que comporta apenas caracteres minúsculos, a tendência é facilitar a digitação dos endereços e evitar erros por parte dos clientes.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“O formato base32, que além de ocupar menos espaço em códigos QR, facilitar a anotação e ainda possui maior facilidade de recuperação de erros e falhas”, explica Vargas.

Além da facilidade de digitação, os usuários da empresa poderão aproveitar as baixas taxas já proporcionadas pelas melhorias com a adoção cada vez maior do SegWit.

“Com a implementação do bech32 na Walltime, os nossos usuários poderão economizar nas taxas, pois os endereços desse formato já são baseados em SegWit e portanto as transações são menores. Ademais, poderão aproveitar a facilidade de compartilhamento desses endereços, já que só existem caracteres minúsculos e números. A detecção de erros de digitação para os endereços bech32 é também muito mais confiável do que quando comparado com os endereços P2PKH”, afirmou.

A Walltime tornou-se a segunda exchange em todo o mundo a proporcionar mais essa funcionalidade para os seus clientes. A empresa já havia se destacado no mercado nacional ao ter sido umas das primeiras a implementar o SegWit em sua totalidade. E a adoção de um novo formato de endereços traz pelo menos uma grande vantagem, que pode evitar muitas perdas de fundos e altos gastos com taxas de transação.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.