Categorias Notícias

Exchange brasileira vai listar token lastreado em paridade com o ouro

O Mercado Bitcoin, a maior exchange brasileira em volume de negociação de criptomoedas, anunciou a listagem de uma stablecoin lastreada em ouro.

Trata-se do token PAX Gold (PAXG) que poderá ser negociado na plataforma a partir do dia 3 de agosto.

Liquidez e valor financeiro

Segundo a exchange, o objetivo da listagem é aproveitar a liquidez e o valor do ativo. Isso porque o ouro vem apresentando altas nas cotações em bolsas em todo o mundo.

A referência do PAX Gold, é a onça-troy (31,3035 gramas), usada no mercado internacional. Já na B3, o ouro é vendido por grama.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, o diretor da exchange, Fabrício Tota explicou que o PAXG possui o mesmo conceito das stablecoins lastreadas em moedas fiduciárias:

“Para cada quantidade específica depositada de ouro, são emitidas novas unidades dos tokens”, detalhou.

O PAX Gold foi emitido em setembro de 2019 pela plataforma de blockchain Paxos. Desde então, o token teve uma valorização de quase 30%. A título de comparação, no mesmo período o Bitcoin subiu 35%.

Agilidade e segurança

Segundo a exchange, o token permite que os usuários aproveitem a liquidez e o valor do ouro. Ao mesmo tempo, oferece mais agilidade, segurança e acesso através da blockchain.

A exchange ainda observou que a aplicação inicial no PAX Gold deve ficar em torno de R$ 50.

“Todo mundo diz ao investidor que deve investir em ouro, mas como se faz isso? Uma forma é aplicar em um fundo que compre contratos de ouro, seja o ativo financeiro ou o (derivativo) futuro”, destacou Tota. “Outras maneiras são ir direto na B3 e comprar um dos três contratos disponíveis, ou comprar o ouro físico, em barras. Agora, apresentamos uma quarta alternativa: adquirir esse ativo tokenizado”, explica Tota.

O diretor da exchange explicou que as vantagens desta opção é que não há taxas de custódia como nos outros casos.

Além disso, há maior fracionamento dos lotes, o que permite entrar a partir de R$ 50. Desta forma, ampliando o acesso ao ativo.

Por outro lado, devido a rastreabilidade da blockchain, o token permite que seu detentor consulte o pedaço da barra que comprou.

“Cito ainda a negociação 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem as restrições de horários dos pregões. E o fato de que é um ativo listado em diversas bolsas, o que melhora a formação de preço”, afirma Tota.

Para o diretor, o PAXG é um elemento para diversificar carteiras e para proteger o investidor contra a inflação das moedas fiduciárias.

Leia também: Binance descarta compra de exchange brasileira

Leia também: Medalla: Versão de testes do Ethereum 2.0 já está disponível

Leia também: Bitcoin rompe alta de 2020 e especialistas fazem previsões

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.