Categorias Notícias

Exchange brasileira alerta para golpe de phishing usando sites falsos

A exchange de criptomoedas brasileira NovaDAX, emitiu uma nota de alerta a seus clientes e ao mercado em geral sobre um golpe de phishing envolvendo o site corretora pertencente ao unicórnio chinês Abakus Group.

Mais precisamente, o golpe tenta enganar os usuários trocando uma letra do site oficial da NovaDAX para encaminhá-los a sites falsos e maliciosos.

Assim, em anúncios no Google, os sites aparecem com os nomes de “movadax” e “nonadax”.

Em um comunicado compartilhado com o CriptoFácil, a NovaDAX explica que os sites maliciosos não respondes às ações dos usuários, como acesso de outras páginas e conteúdos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Por outro lado, aceita informações inseridas nos campos “Login” e “Senha”. Isso, conforme detalhou a exchange, trata-se de um golpe com o claro objetivo de roubar os dados dos usuários.

“A NovaDAX já solicitou ao Google a remoção dos anúncios fraudulentos e coloca seus canais de atendimento à disposição dos usuários para sanar eventuais dúvidas”, esclareceu a exchange.

A NovaDAX também alertou a comunidade em sua conta no Twitter, em que afirma que há uma página FALSA imitando o site oficial da NovaDAX

Em um outro tuíte, a exchange ainda reforçou para que os seus clientes fiquem atentos aos canais oficiais.

“Fique atento ao nosso endereço oficial em português “http://novadax.com.br”, “http://novadax.com” em inglês ou ainda nossa página especial de campanha “http://novadax.net”, qualquer outro endereço por mais semelhante que seja é FALSO.”

Embora a exchange já tenha alertado ao Google sobre as páginas falsas, como é possível verificar nas capturas de tela abaixo, elas ainda não foram removidas.

Outros casos de phishing

Esta não é a primeira vez que uma exchange com atuação no Brasil alerta o mercado sobre golpes de phishing.

Conforme noticiou o CriptoFácil, a Binance também emitiu um comunicado em maio deste ano alertando sobre o golpe. Entretanto, neste caso, quando o usuário tentava criar uma conta ou logar na página falsa, o site solicitava a instalação de uma extensão 3FA.

Leia também: Como identificar golpes com Bitcoin e se proteger?

Leia também: Golpe que promete frigobar de Coca-Cola bloqueia celular e pede resgate em Bitcoin

Leia também: Caso Unick: Fernando Salomon tentou dar golpe de R$ 2 milhões em Leidimar Lope

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.