Categorias Notícias

Ex-presidente do Banco Central Europeu afirma que o Bitcoin não é uma moeda de verdade

O Bitcoin e outras criptomoedas atraem muitas críticas de reguladores e economistas do mercado tradicional, com a maioria deles alertando sobre seus preços oscilantes. O desempenho do Bitcoin este ano mudou muitas mentes de críticos, embora alguns continuem dizendo que o Bitcoin é apenas uma moda passageira.

O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Jean-Claude Trichet desacreditou publicamente sobre o Bitcoin, argumentando que ele não possui as qualidades de uma moeda real, conforme relatado no site ZyCrypto.

Ex-executivo do BCE é “fortemente contra o Bitcoin”

A União Europeia (UE) é um órgão supranacional que atualmente é composto por 28 países membros. Todos esses países têm o Euro como moeda nacional e o Banco Central Europeu (BCE) como banco central comum. O ex-chefe do banco Jean-Claude Trichet criticou recentemente o Bitcoin durante a 10ª conferência anual do Caixin, realizada em Pequim, na China.

Embora afirme que eles foram “complacentes” com a classe de ativos, Trichet explicou que não suporta o Bitcoin porque “não é real”, pois carece das “características que uma moeda deve ter” – e, portanto, não se qualifica como uma alternativa potencial ao dinheiro fiduciário.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ele ressalta que o mercado de Bitcoin está cheio de tanta especulação que ele acredita que não é saudável:

“Mesmo que [a criptomoeda] deva ser baseada em ativos subjacentes, estou observando muita especulação. Não é saudável.”

O ex-chefe do BCE também mencionou que não apoia o projeto de criptomoeda do Facebook, a Libra.

“Eurocoin” digital é iminente?

Com Trichet sendo um ex-banqueiro, seus comentários sobre o Bitcoin e a Libra não são uma surpresa. É óbvio: muitos bancos centrais são contra as criptomoedas porque prejudicam seus esforços de controlar os mercados e, às vezes, também fazem o que fazem sem sentido. De fato, a maioria dos governos e bancos centrais vê o Bitcoin e outras moedas digitais como Libra como uma ameaça potencial à sua soberania monetária.

No entanto, muitos bancos centrais ao redor do mundo agora estão entrando no movimento do Bitcoin e estudando o desenvolvimento de suas próprias moedas digitais de bancos centrais – uma moeda digital do Euro pode ser a próxima.

De acordo com um documento preliminar visto pela Reuters, a UE incentivou o Banco Central Europeu a explorar a viabilidade de emitir sua própria moeda digital, bem como desenvolver uma abordagem sólida para todas as criptomoedas. O esboço sugere ainda a imposição de uma proibição de ativos considerados muito arriscados. Se esse projeto for adotado, poderemos ver uma resposta em toda a UE à regulamentação de criptomoedas e, possivelmente, um Euro digital.

No entanto, como todos sabemos, a China é a pioneira global em seus esforços para criar uma moeda digital nacional. Embora a maioria dos países esteja apenas pesquisando ou dispensando ativos digitais, o Banco Popular da China está atualmente nos estágios finais de desenvolvimento da moeda digital do país conhecida como Pagamento Eletrônico de Moeda Digital (DCEP) e a China poderá em breve ser o primeiro grande país a lançar uma central moeda digital de seu banco central.

Leia também: Banco Central Europeu planeja criptomoeda para concorrer com a Libra do Facebook

Compartilhar
Julia Santos

Estudante de engenharia e entusiasta do mundo da blockchain e criptomoedas

This website uses cookies.