Categorias Notícias

Ex-desenvolvedor da Cryptopia alega que hack pode ter sido inventado para encobrir possível fraude

O ataque hacker que atingiu a exchange Cryptopia, na Nova Zelândia, e resultou em cerca de US$16 milhões em tokens roubados pode não ter sido um ataque de verdade, conforme sugeriu um suposto ex-desenvolvedor da exchange. Segundo ele, o hack poderia ter sido o resultado de muitas atividades fraudulentas acumuladas meses antes do ataque de janeiro de 2019.

O usuário do Twitter @notsofast, a pessoa que afirma ser ex-desenvolvedor da Cryptopia, lançou um link para o artigo em que apresentava a “aquisição hostil” da exchange pela Intranel. Vcdragon, o autor do post no Steemit, afirmou que ele e Adam começaram a trabalhar na empresa em janeiro de 2014. Adam estava trabalhando em tempo integral na Intranel como desenvolvedor na época e Vcdragon estava trabalhando exclusivamente no projeto da exchange Cryptopia.

Segundo alegam os supostos desenvolvedores, por uma série de fatores, eles acabaram virando sócios da Cryptopia quando a exchange sinalizava um crescimento ainda em 2017. Nesta época, a exchange era uma subsidiária da Intrapel e o aumento nos números, motivado pelo rali daquele ano que levou o preço do BTC à quase US$20 mil, animou os investidores da Intrapel.

No entanto, eles alegam que, à medida em que o dinheiro foi entrando na Cryptopia, ele também foi sendo usado para cobrir luxos e despesas da Intrapel que, segundo eles, “fez a Cryptopia falir” ainda em 2018.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Eles sangraram dinheiro em todos os lugares que puderam, nós pagamos vacina da gripe de toda a empresa. Pagamos os presentes de Natal da Intrapel. Tudo o que eles foram incapazes de tomar para si mesmos eles fizeram e até se irritaram com as despesas desnecessárias e os luxos que a Cryptopia já não podia mais arcar… e tudo isso acabou enterrando a exchange”, alegam.

Vcdragon explicou que, em novembro de 2018, a possibilidade de falência da Cryptopia era extremamente alta se a Intranel não fosse removida da empresa e especulou que o hack poderia ter sido orquestrado pela Intranel para esconder tudo o que foi feito durante esse tempo todo.

“Acredito que o hack foi orquestrado para enterrar tudo o que eles (Intrapel) fizeram, e estava planejado para acontecer”, afirma.

Por enquanto, nem a Cryptopia nem a Intrapel se pronunciaram sobre as acusações.

Leia também: Exchange Cryptopia entra com pedido de falência nos Estados Unidos

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.