Ex-CEO do Paypal diz que o Bitcoin é uma fraude

Bill Harris, co-fundador e ex-CEO do Paypal, escreveu um artigo de opinião sobre o Bitcoin no qual ele alega que a criptomoeda é “uma farsa… um esquema colossal cujo o mundo nunca viu”, publicado na Recode, agência de notícias internacional, nesta semana.

O argumento de Harris aponta três características do Bitcoin em sua opinião: é inútil como meio de pagamento, é extremamente volátil e não tem “nenhum valor intrínseco”.

Ele também deu ênfase à exploração criminosa das atividades de mineração, tendo como alvo os hackers e a história das ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês), não conseguindo distinguir o último modelo de captação de recursos do próprio Bitcoin.

Harris também afirmou que “a maioria” dos compradores comuns de Bitcoins está em toda parte infringindo a lei, deixando de pagar impostos sobre seus ganhos de capital. Além disso, “os usuários mais pesados de Bitcoin são criminosos”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Grande parte do artigo parece agrupar o Bitcoin com outros criptoativos, apesar de o ponto do artigo ser ostensivamente como o Bitcoin unicamente é uma farsa. Harris deixa de mencionar os argumentos políticos para criptomoedas no contexto do crash financeiro pós-2008, incluindo resiliência à censura, consenso à prova de adulteração e descentralização.

Harris foi destituído de seu cargo de CEO do recém-fundido X.com e Coinfinity – a entidade que mais tarde se tornaria PayPal – em abril de 2000, apenas um mês após a fusão. Isso aconteceu em meio a alegações de que ele era incapaz de lidar com problemas de dimensionamento impostos pelo sucesso do PayPal, bem como seu foco equivocado em “abordagens improdutivas”.

Peter Thiel, que se tornou CEO do Paypal após a destituição de Harris – e ficou visivelmente mais tempo no cargo – é famoso por ser otimista em relação ao Bitcoin, comparando-o ao ouro e afirmando seu potencial para revolucionar a esfera financeira.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.