Categorias Notícias

Ethereum testará Istanbul no início de outubro; Fork deve acontecer em novembro

O lançamento do ambiente de testes da atualização do sistema Ethereum nomeada Istanbul foi definido na última sexta-feira, 06 de setembro, conforme mostra o artigo da Coindesk.

“Para quem não sabe como isso funciona, escolhemos um número de bloco que estimamos estar por volta de 02 de outubro”, disse Hudson Jameson, gerente da Fundação Ethereum. “No entanto, isso pode demorar um ou dois dias a partir dessa data, com base na rapidez com que os blocos são produzidos entre agora e depois.”

Originalmente direcionada para 04 de setembro, a ativação do ambiente de testes foi adiada para 02 de outubro devido ao grande volume de propostas de melhoria do Ethereum (EIPs) enviadas para revisão.

Dos cerca de 30 EIPs que foram deliberados pelos desenvolvedores, apenas seis foram aceitos para inclusão no Istambul, com outros oito EIPs planejados para uma atualização em todo o sistema, ou hard fork, recentemente apelidado de “Berlin”.

Com a atualização da rede de testes do Istambul agora um mês depois do planejado, a ativação na rede principal será adiada para novembro, após o encerramento da Devcon, a principal conferência de desenvolvedores do Ethereum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Uma data específica e a altura do bloco para a ativação da rede principal foram deliberadamente não especificadas, dado o sentimento cauteloso dos desenvolvedores do Ethereum sobre o comprometimento prematuro das novas datas-alvo para o Istambul.

“Uma das lições aprendidas no fork anterior Byzantium no ano passado é que não devemos tentar configurar o fork da rede de teste e da rede principal ao mesmo tempo”, por exemplo.

Galano, engenheiro-chefe de infraestrutura da startup Ethereum Infura, disse:

“Vamos começar com a configuração do fork da rede de teste e ver como isso acontece e encontrar um período de estabilidade antes de definir o fork da rede principal.”

Fora do prolongado debate sobre a redação de certos EIPs aprovados para o Istambul, os desenvolvedores também discutiram na sexta-feira os resultados de uma auditoria inicial de segurança feita pela empresa de consultoria Least Authority sobre a alteração proposta no algoritmo de mineração ProgPoW.

Discutido pelos desenvolvedores há quase um ano, o ProgPoW é um EIP destinado a impedir que hardwares de mineração especializados chamado ASICs participem da rede e concorram em um mercado anual estimado em US$655 milhões pelas recompensas de mineração do Ethereum.

Conforme resumido pela CEO da Least Authority Liz Steininger:

“Em um nível alto, o ProgPoW atinge seus objetivos de design. É razoável em relação ao efeito econômico pretendido. Não há grandes problemas lá. Dito isto, encontramos um ataque [potencial] … e tínhamos algumas recomendações sobre coisas que poderiam ser feitas para obter melhores garantias de que o ProgPoW funcionaria como pretendido no futuro.”

Ainda há outra auditoria no ProgPoW pendente de conclusão, conforme observado por Jameson.

“[Bob Rao] está fazendo uma auditoria de hardware muito extensa”, disse Jameson. “A auditoria de Bob deve sair em breve. Está nos estágios finais e vai responder a muito mais perguntas e especulações sobre o ProgPoW.”

Com exceção de quaisquer preocupações significativas de segurança levantadas por essas duas auditorias, os desenvolvedores devem prosseguir com a ativação da alteração do código de mineração no seguinte hard fork, Berlim.

Leia também: Desenvolvedores do Ethereum aprovam seis mudanças no próximo hard fork Istanbul

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.