Tecnologia

Ethereum: rede Goerli receberá última atualização

A rede de testes Goerli, da rede Ethereum, receberá a sua última atualização, conforme um anúncio divulgado na quinta-feira (30) pela equipe de desenvolvimento do Ethereum.

De acordo com a publicação, a rede vai receber uma última atualização, chamada Dencun, e depois perderá o suporte do cliente e das equipes de teste da Fundação Ethereum.

Atualização Dencun do Ethereum

A atualização do Dencun será a última implementação que levará a uma eventual saída dos validadores pelas equipes três meses após a ativação do Goerli Dencun ou um mês após a ativação da rede principal do Dencun.

No comunicado, a Fundação Ethereum aconselhou os usuários a migrarem os ambientes de testnet estáveis da Goerli com antecedência. Apesar da natureza não autorizada do staking na Goerli, a saída de validadores das equipes de clientes e de testes, que constituem uma maioria significativa de participação, apresenta potenciais desafios de estabilidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ao mesmo tempo, as equipes planejam aproveitar essa transição para testar finalidades atrasadas, vazamentos de inatividade e cortes em massa. Embora Goerli provavelmente seja o primeiro testnet a ativar a atualização Dencun, a equipe do Ethereum anunciará a data específica para o lançamento da nova rede em breve.

Durante anos, a Goerli foi a principal rede de testes para as novas funcionalidades do Ethereum. A rede incorporou o espírito colaborativo da comunidade Ethereum, mantida por um grupo diversificado de indivíduos que resolveram desafios técnicos da rede. O encerramento da Goerli marca o fim de uma fase no desenvolvimento do Ethereum.

O que fazer?

Com o fim da Goerli, a Fundação Ethereum orientou os desenvolvedores a recorrerem à rede Sepolia para testar aplicativos descentralizados, contratos inteligentes e outras funcionalidades. O conjunto de validadores autorizados da Sepolia garante um ambiente de teste estável e amplo.

Para os stakers e provedores de infraestrutura com foco em testes em nível de protocolo, a Fundação orienta o uso da Holesky, uma rede lançada recentemente, onde qualquer pessoa pode executar um validador. Já para testes de configuração do validador, a rede Ephemery oferece um recurso de redefinição semanal, permitindo testes leves de ponta a ponta.

A rede Ethereum percorreu um longo caminho através de várias atualizações ao longo dos anos. A próxima série de atualizações do ETH se concentrará principalmente no aumento da escalabilidade.

No roadmap próximo está a “Danksharding”, atualização que pode aumentar a escalabilidade do Ethereum. Este avanço é crucial para aumentar a escalabilidade e, ao mesmo tempo, promover a descentralização, através da gestão eficaz de extensos conjuntos de dados gerados por rollups de camada 2.

A fase inicial, conhecida como Proto-danksharding ou EIP-4844, precederá a implementação completa. Além disso, o Proto-danksharding introduz conjuntos de dados temporários, garantindo sua transmissão contínua. Prevê-se que a integração abrangente do Danksharding seja finalizada no início de 2024.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.