Categorias Notícias

Ethereum realiza hard fork Berlin nesta quarta-feira; saiba o que muda

Uma nova atualização ocorrerá na rede Ethereum esta semana. O hard fork Berlin será introduzido na rede nesta quarta-feira (14).

A nova divisão está prevista para ocorrer na altura do bloco 12244000. Além disso, vale ressaltar que a principal característica dessa atualização terá impacto nas taxas de transação.

Redução de preço e “envelope” de transações

Com a chegada do Berlin, haverão pelo menos quatro mudanças implementadas na forma de Propostas de Melhoria do Ethereum (EIP, na sigla em inglês).

Uma delas (EIP 2565) trará uma redução efetiva nas taxas de transação, pelo menos nas mais básicas. Ela também estipula preços mínimos para o gas da rede em níveis mais baixos do que os atuais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Já a EIP 2929 fará um aumento do gas em certas transações de maior complexidade.

A terceira, EIP 2718, introduzirá uma compilação das transações. Com ela, várias transações pequenas do ETH poderão ser “envelopadas” em uma única transação, diminuindo o custo de envio.

De certa forma, essa tecnologia lembra o funcionamento da Lightning Network e do SegWit. O agrupamento de transações em bloco serve para reduzir o peso de cada transação e, com isso, o preço de envio.

Por fim, temos a EIP 2930. Ela adiciona um tipo de transação que contém uma lista de acesso, uma lista de endereços e chaves de armazenamento que a transação planeja acessar.

Segundo a página oficial do Berlin, isso ajudará a diminuir alguns dos aumentos de custo do gás introduzidos pela EIP-2929.

Atualizações criaram polêmica com mineradores

Ao que tudo indica, o lançamento do Berlin terá menos impacto no curto prazo. Porém ele abrirá o caminho outra atualização, intitulada London, que será maior e planejada para sair em julho.

No entanto, foi justamente esta atualização futura que atraiu a ira dos mineradores. Isso porque ela envolve planos para acabar com algumas das taxas que normalmente seriam cobradas por eles.

Tal mudança ajudaria ainda mais a reduzir as taxas. Contudo, ela impactaria o lucro dos mineradores, que ameaçaram se rebelar contra o processo.

Em fevereiro, a taxa média de transação da Ethereum atingiu a máxima de US$ 38,21, cerca de R$ 211 na cotação da época. Isso fez o ETH perder competitividade para outras redes mais baratas, como a Binance Smart Chain (BSC).

Leia também: Perdeu a alta do Bitcoin? Analista indica 4 criptomoedas para bons lucros

Leia também: Coinbase começa venda de ações na quarta-feira; saiba como comprar

Leia também: Mais um ETF de Bitcoin: Galaxy Digital formaliza pedido

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.