Mercado

Ethereum quebra recordes de depósitos semanais em staking

Na semana de 17 a 23 de abril, o Ethereum registrou um novo recorde em depósitos de Ether (ETH) em staking na rede, com os validadores depositando 571.950 ETH no período. Os dados foram fornecidos pela empresa 21Shares através de dados coletados pela Dune Analytics.

O valor, equivalente a US$ 1,04 bilhão, é o maior em depósitos semanais desde dezembro de 2020, quando a Beacon Chain foi criada, permitindo que os validadores fizessem seus depósitos.

Entretanto, esse aumento não foi suficiente para reverter a tendência de valor líquido de ETH depositado no Ethereum. Desde o lançamento do hard fork Shapella, em 12 de abril, houve uma redução de 572.540 ETH, conforme informações do token.unlocks.

Ainda de acordo com a 21Shares, houve um aumento do interesse dos investidores institucionais no Ethereum após a habilitação de retiradas de staking. Os investimentos concentraram-se principalmente em cinco serviços de staking: Staked.us, Bitcoin Suisse, Figment, stakefish e Kiln.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Staking de Ethereum

Apesar dessas estatísticas, o sistema de Prova de Participação (PoS) do Ethereum continua funcionando como antes da ativação da Shapella. Havia preocupações de que muitos validadores poderiam sair definitivamente quando as retiradas fossem habilitadas. No entanto, a flexibilidade nas retiradas parece ter transmitido confiança aos investidores.

O montante total de ETH em staking varia entre 17,9 milhões e 19,2 milhões, dependendo da fonte consultada. Cerca de 15% do ETH existente está depositado no staking do Ethereum.

Além disso, o número de validadores permaneceu praticamente inalterado. As fontes divergem quanto ao número exato. Mas é possível afirmar que estão entre 560.000 e 579.000 validadores, números semelhantes aos registrados antes da atualização.

Depois da ativação de Shapella, o futuro de curto prazo do Ethereum tem três iniciativas principais de forks para 2023: o hard fork EIP-4844 Cancun, a tecnologia de validador distribuído e a separação proponente e construtor.

O EIP-4844 Cancun é o próximo grande hard fork do Ethereum e visa resolver o problema de escalabilidade. Atualmente, os rollups ajudam a escalar a rede, mas são uma solução temporária e ainda caros e lentos.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.