Categorias Notícias

Ethereum pode ganhar mais segurança com nova atualização

O EIP-1559 será, sem dúvida, uma proposta de melhoria muito importante para Ethereum.

No entanto, algumas pessoas estão preocupadas com o potencial ataque de 51% contra EIP-1559.

Caso ocorra uma violação desse tipo, os usuários do Ethereum ou de qualquer contrato inteligente construído na blockchain do ETH podem ser afetados.

EIP-1559

O EIP-1559 é uma alteração proposta na forma como Ethereum processa os preços do GAS.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Assim, a proposta altera o modo de taxação dos blocos para que cada um tenha uma taxa de GAS fixa para todo o bloco (taxa básica).

Porém, ela pode ser automaticamente modificada de acordo com a demanda por espaço do bloco. Portanto, a taxa aumentará se o bloco estiver cheio e, caso contrário, a taxa base diminuirá.

Dessa forma, para evitar que os mineradores forjem um bloco com “lixo”, incorporando suas próprias transações sem valor e aumentando a taxa básica para aumentar a receita futura; essa será básica será queimada em vez de ser dada ao minerador.

Então, a fim de incentivar os mineradores a, realmente, incluir transações em vez de apenas buscar blocos vazios para obter recompensas por blocos, as transações também terão uma taxa separada para os eles.

Ataques 51%

Um ataque de 51% ocorre quando um minerador ou uma entidade consegue mais de 51% do poder de mineração de uma blockchain e, então, pode “mudar” o razão.

Com isso, em teoria, ele poderia criar suas próprias transações e executar gastos duplos, como ocorreu recentemente no Ethereum Classic.

Entretanto, segundo o desenvolvedor Micah Zoltu, no caso do EIP 1559, é ainda menos rentável realizar um ataque de 51%.

“Se o EIP-1559 for realmente adotado, os próprios mineradores sofrerão perdas, portanto, dessa perspectiva, é irracional lançar um ataque”, disse.

Logo, para ele, se o EIP-1559 for ativado, não será mais preciso se preocupar com ataques de 51%. Já que os benefícios resultantes serão muito menores do que realizar outro tipo de ataque.

Leia também: Bitcoin pode superar R$ 1,5 milhão com a queda do dólar

Leia também: Criptomoeda valoriza 20% após ser listada na Binance

Leia também: Homem aposta tudo no Bitcoin em 2011 e lucra 391.200%

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.