Categorias Notícias

Ethereum dá lucro recorde para mineradores com boom de DeFi

As métricas da rede Ethereum explodiram a níveis nunca antes vistos graças ao boom do ecossistema de Finanças Descentralizadas (DeFi).

Essa nova onda resultou em um salto no número de transações, de novos endereços novos e lucros sem precedentes para as mineradoras.

Além disso, esses resultados têm sido alimentados, atualmente, pelo airdrop do Uniswap. Trata-se de uma exchange descentralizada para troca de tokens ERC-20 e ETH.

DeFi

Como consequência do aumento dos projetos de DeFi, os mineradores da Ethereum ganharam 42.764 ETH em taxas de transação em 17 de setembro, um recorde histórico.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Isso significa que mais de 70% da recompensa pela mineração de um bloco vem das taxas de transação.

Portanto, em média, cada bloco minerado teve um valor total de recompensa superior a 6,5 ​​ETH.

Assim, além dos 2 ETH representando a recompensa base, o valor em taxas pagas aos mineradores foi de aproximadamente 4,67 ETH.

Airdrop Uniswap

Após o anúncio do airdrop do Uniswap (UNI), a comissão média de GAS por transação também aumentou para 493 Gwei (R$ 20). No entanto, mais recentemente, passou para 350 Gwei por transação (R$ 15).

Em contrapartida, há apenas um mês, foi feita uma proposta para melhorar a rede Ethereum. O objetivo é reduzir a recompensa dos mineradores para 0,5 ETH por bloco.

Então, caso a proposta seja aprovada, seria um duro golpe para uma comunidade que já enfrenta dificuldades de consenso.

Boom DeFi

Mesmo assim, o boom de aplicações de finanças decentralizadas segue impulsionando o Ethereum.

Isso porque, em 17 de setembro, a rede ETH registrou 1,406,016 transações. Esse rali, que começou no início de 2020, mostra como a média diária foi se aproximando da marca de 1 milhão com a dinâmica do DeFi.

Entretanto, a consequência imediata desse número de transações tem sido o alto nível de congestionamento da rede. Logo, resultando em taxas de transação mais altas.

Nesse sentido, volta-se o foco para o debate sobre a escalabilidade da rede. Vale lembrar que, em 2020, essa questão fomentou declarações a favor do aumento do tamanho do bloco ou do limite de GAS.

Leia também: Revolução em DeFi pode aumentar preço do Bitcoin, diz analista

Leia também: Ethereum pode disparar com falta de ETH em exchanges

Leia também: Bitcoin no Ethereum? Mais de 100 mil BTC já foram tokenizados em ETH

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.