Ethereum inicia o ano recuperando a segunda posição de maior criptomoeda do mercado

2019 começou bem para o Ethereum (ETH), que apresenta uma valorização acima de 7% até o fechamento deste artigo, o que levou a criptomoeda a recuperar o segundo lugar no ranking das maiores criptomoedas do mercado. Há cerca de mais de um mês, o ETH havia perdido a sua posição para o roken XRP da Ripple.

“Dois fatores principais provavelmente contribuíram para o aumento de curto prazo no preço do Ethereum: condições de sobrevenda e o próximo hard fork Constantinople”, disse Joseph Young, jornalista renomado da criptoesfera internacional.

A confusão sobre se a Ripple pode ou não tomar decisões executivas sobre o XRP entrou no foco da grande mídia na última semana de 2018, depois que a exchange de criptomoedas baseada nos EUA Kraken pediu publicamente a um executivo sênior que a aconselhasse sobre como deviria chamar o token. Já no caso do Ethereum, existem expectativas sobre os rumos do projeto e como a atualização Constantinople, programada para o primeiro semestre do ano, pode impulsionar o projeto em termos de adoção e escalabilidade.

Há ainda muitos questionamentos em torno do hard fork do Ethereum, que procura trazer uma série de mudanças no design, com o objetivo mais amplo de simplificar o código geral da plataforma e também reduzir a recompensa de mineração por bloco de 3 ETH para 2 ETH, tornando ainda menos rentável o processo de validação dos blocos na rede, que já vem apresentando déficit em seu ROI (retorno de investimento). Além disso, a migração para Proof-of-Stake (PoS) pode trazer outras complicações relacionadas ao processo de centralização da mineração.

A redução das recompensas de bloco no Ethereum restringe a quantidade de criptomoedas que os mineradores podem gerar, o que a longo prazo levará a um declínio gradual na oferta do criptoativo e, à medida em que a oferta de ETH diminui e a demanda sobe ou permanece a mesma, espera-se que o preço aumente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com o economista Alex Krüger:

“O hard fork Constantinople está chegando no bloco 7080000, por volta de 16 de janeiro de 2019. Constantinople reduzirá as recompensas do bloco de 3 para 2, diminuindo a oferta de ETH. No longo prazo, isso é decididamente otimista”, disse.

Krüger também apontou em sua análise que em forks anteriores, o Ethereum aumentou substancialmente em valor.

“Na bifurcação Homestead, o ETH aumentou 1150% nos dois meses anteriores (…) Não sugerindo que se espere o mesmo, afinal, mercado diferente, tempos diferentes”, observou.

Recentemente, o cofundador do Ethereum Vitalik Buterin atacou Craig Wright e os criadores do Bitcoin SV (Satoshi Vision), criptomoeda que chamou de “puro lixo” e disse que não acredita mais em Proof-of-Work (POW), considerado o mais seguro e “testado” processo de consenso para os criptoativos e o mecanismo de consenso da principal criptomoeda do mercado, o Bitcoin, inclusive é atualmente usada no Ethereum também.

“Eu não acredito em Proof-of-work”, disse Buterin.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.