Categorias Notícias

Ethereum implementa hard fork Istanbul com sucesso

O Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mercado, implementou com sucesso o hard fork Istanbul. O fork foi ativado oficialmente no bloco 9.069.000, às 00:25 UTC deste domingo, 08 de dezembro. O fundador do Ethereum Vitalik Buterin parabenizou no Twitter o grupo de mineração Spark Pool por minerar o primeiro bloco. Não houve problemas durante a ativação e todas as grandes exchanges anunciaram suporte ao hard fork.

Agora, com a ativação do hard fork, o caminho está aberto para a segunda fase da atualização que compreende o Istanbul, chamada Berlin, que deve marcar o lançamento do “Ethereum 2.0”, mas cujos detalhes ainda não foram divulgados.

O Istanbul é a oitava bifurcação do Ethereum. As atualizações anteriores foram designadas com nomes como Spurious Dragon e Bizâncio, enquanto a última, chamada Constantinopla , foi ativada em 28 de fevereiro deste ano, após duas tentativas mal sucedidas. Todas as atualizações já estavam previstas desde o lançamento do ETH e foram programadas como forma de manter a rede atualizada frente aos desenvolvimentos da indústria.

Segundo o Ethernodes.org, o número de nós sincronizados e atualizados para o Istanbul excede 74% no momento da redação deste artigo. Apenas quatro dias atrás, foi relatado que apenas 40% dos nós estavam preparados para essa atualização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Quanto às melhorias incluídas no Istanbul, o EIP 1679 é um “meta-EIP”, pois contém a lista de alterações no protocolo contemplado neste fork específico. Entre as melhorias incluídas, está prevista a otimização dos custos computacionais e a resiliência a ataques de negação de serviço (DoS). Por outro lado, são desenvolvidas soluções baseadas em testes de zero conhecimento, como zk-SNARK e zk-STARK, que visam melhorar as propriedades de privacidade das transações da criptomoeda, além de permitir a introdução de contratos inteligentes de funções mais criativas.

Leia também: Desenvolvedores do Ethereum aprovam seis mudanças no próximo hard fork Istanbul

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.