Mercado

Ethereum e Polygon atraíram mais usuários que Bitcoin em 2023

Um novo relatório publicado pela Flipside Crypto, uma plataforma de análise de dados de blockchain, revelou que 2023 foi o ano mais bem-sucedido até o momento para o setor de criptomoedas em termos de atrair usuários. Ao longo do ano passados, o mercado cripto ganhou 62,1 milhões novos usuários.

Surpreendentemente, o Ethereum liderou os ganhos com 15,4 milhões de usuários adquiridos. Em seguida, veio a Polygon, com 15,2 milhões de novos usuários. Enquanto isso, a maior criptomoeda do mercado, o Bitcoin, ficou em terceiro lugar, com 10,7 milhões de novos usuários.

A Solana, por sua vez, que viu um ressurgimento em 2023, ficou em quinto lugar entre as oito blockchains estudadas, com 5,6 milhões de novos usuários. A blockchain Layer 1 adquiriu mais de 45% de seus novos investidores nos meses de maio e dezembro.

Usuários adquiridos por rede e mês em 2023 – Fonte: Flipside Community

Novos usuários de criptomoedas

De acordo com a Flipside, um usuário adquirido é um endereço de blockchain que iniciou sua segunda transação em 2023.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A medição do número de usuários de uma blockchain é difícil. Isso porque um único usuário pode controlar um número ilimitado de endereços, tornando difícil determinar um número exato. Muitos participantes do mercado de criptoativos têm o hábito de criar dezenas de carteiras para maximizar os retornos potenciais de distribuições aéreas.

A Flipside descobriu que 86,9% dos usuários da Ethereum Virtual Machine (EVM) permaneceram em uma única plataforma em 2023. A EVM é um ambiente de execução para blockchains que começou com o Ethereum, mas foi adotado em Layer 2s como Arbitrum e Optimism, bem como em Layer 1s como Avalanche.

Isso contrasta com uma tendência em um relatório da empresa de capital de risco Electric Capital, que descobriu que os desenvolvedores estão cada vez mais distribuindo seu código em várias blockchains.

Olhando para o futuro, a Flipside prevê que, assim como os desenvolvedores, os investidores aprenderão a usar várias blockchains se houver um ressurgimento do mercado de criptomoedas.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.