Ethereum alcançará a escala da Visa em alguns anos, afirma fundador

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, reconhece os desafios de escalabilidade que estão diante a tecnologia blockchain, mas acredita que dentro de alguns anos eles estarão resolvidos.

Durante uma conferência organizada pelo site de notícias de tecnologia Tech Crunch, realizada em São Francisco, nesta segunda-feira, 18 de setembro, o criador do Ethereum disse que a equipe da plataforma Ethereum está trabalhando duro em uma série de possibilidades para aumentar a capacidade de processamento e verificação das transações na rede.

O Bitcoin processa menos de três transações por segundo, se subir para quatro já atinge o pico de capacidade. O Ethereum, nos últimos dias, tem processado cinco transações por segundo e se for para seis também atinge o pico. A Uber tem em média 12 corridas por segundo, o Paypal processa várias centenas de transações, a Visa processa milhares, as grandes bolsas de valores processam dezenas de milhares, se você considerar a Internet das Coisas, estamos falando de centenas de milhares“, explicou Buterin para dar noção ao público do tamanho do desafio enfrentado pela tecnologia blockchain.

Questionado pelo investidor-anjo Naval Ravikant, que participou do painel para entrevistar Buterin, quando o Ethereum poderia atingir a escala de processamento de uma empresa como a Visa, o fundador da plataforma revelou a sua projeção. Em um ano, poderemos ver alguns protótipos das soluções de escalabilidade surgindo e dentro de alguns anos essas soluções iriam chegar a uma adoção convencional“, afirmou Vitalik Buterin.

Na visão dele, a escolha das alternativas para escalar o poder de processamento de uma blockchain passa por um balanço entre segurança e razoabilidade. “Vamos tentar criar sistemas que tenham muita segurança sem que seja necessário processar todas as transações na rede. Se pensarmos em extremos, no mundo de hoje, temos uma pessoa que processa todas as transações, do outro lado teríamos todas as pessoas processando todas as transações. Talvez, se tivéssemos 500 pessoas processando transações já seria suficientemente descentralizado e seguro“, opinou o desenvolvedor russo-canadense.

Buterin também acredita que o setor de criptomoedas e blockchain vive atualmente um grande “hype institucional e público”. Ele descreveu o episódio da socialite Paris Hilton ter postado no Twitter para promover uma Oferta Inicial de Criptomoeda (ICO, na sigla em inglês) como o “pico do hype” da tecnologia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A entrevista completa de Vitalik Buterin pode ser conferida aqui.

Compartilhar
Milton Leal

Jornalista econômico com mais de 10 anos de experiência, documentarista e viajante do mundo. Conheceu a Blockchain no final de 2014. Desde então, acredita na descentralização como meio para a revolução.

This website uses cookies.