Tecnologia

Ethereum adia a atualização Dencun, esperada para este ano

Os entusiastas do Ethereum (ETH) terão que esperar até pelo menos o final de 2023 para ver a tão aguardada atualização Dencun.

Em uma reunião de desenvolvedores realizada nesta quinta-feira (26), os principais responsáveis pelo desenvolvimento do protocolo Ethereum decidiram adiar a atualização devido a preocupações de equipes de clientes em relação a bugs encontrados durante os testes.

Segundo o desenvolvedor Tim Beiko, encarregado de divulgar as novidades das redes de desenvolvedores (devnets), houve várias questões positivas destacadas em relação aos testes realizados.

No entanto, os desenvolvedores de clientes da camada de consenso expressaram preocupações sobre “erros de consenso consistentes” identificados nos 10 devnets criados para testar a atualização.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O cenário positivo descrito na reunião está mais relacionado aos clientes da camada de execução, que afirmam estar mais preparados para o hard fork que dará origem ao Dencun. Este tipo de atualização forçará todos os nós da rede a se atualizarem, sem a possibilidade de escolha.

Atualização do Ethereum

Os usuários em breve avançarão para testes mais amplos e profundos na testnet Goerli, mas algumas preocupações persistem. Potuz, da equipe do cliente Prysm, alegou que ainda existem “grandes e profundas mudanças” pendentes de revisão, e que não se sente confortável com uma bifurcação completa de cliente em Goerli.

A atualização Dencun traz várias melhorias significativas para o Ethereum. Uma delas é o Dank Sharding Proto, que visa reorganizar o espaço nas transações, reduzindo o desperdício e diminuindo os custos de comissão. Isso é crucial para a escalabilidade da rede, especialmente nas segundas camadas ou rollups.

Outras melhorias incluem o EIP-1153, que otimiza o armazenamento de informações em blocos Ethereum, reduzindo custos associados ao uso da rede.

O EIP-4788 aprimora projetos de bridge e staking pool para melhorar a interoperabilidade, enquanto o EIP-5656 faz pequenas alterações na máquina virtual Ethereum, permitindo a execução de contratos inteligentes na rede.

A nomenclatura Dencun deriva do fato de que os clientes da camada de execução do Ethereum usam nomes de estrelas, como Deneb, para suas atualizações. Enquanto isso, os clientes da camada de consenso escolhem os nomes das cidades onde a conferência Devcon foi realizada, como Cancún.

A conferência Devconnect, marcada para meados de novembro em Istambul, na Turquia, oferecerá aos desenvolvedores a oportunidade de discutir esses temas pessoalmente.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.