Mercado

ETH em staking explode, atinge quase 3 milhões e quebra recorde em maio

O Ether (ETH) fechou o mês de maio em leve alta de 0,16%, mas o total de ETH deixados em staking cresceu substancialmente. De acordo com dados do TradingPedia, os usuários da criptomoeda deixaram nada menos que 2,96 milhões de ETH validando os blocos.

Este valor representa cerca de 2,5% da oferta total de ETH e, com base no valor atual da criptomoeda (R$ 9.480), corresponde a pouco mais de R$ 28 milhões. Além disso, o total representa um crescimento de 300% em relação aos quase 700 mil ETH deixados em staking no mês passado.

De fato, o aumento de maio é equivalente a mais do que o total registrado nos quatro meses anteriores. A tabela mostra que o total acumulado de ETH em staking ficou em 2,84 milhões, contra 2,96 milhões somente em maio.

Efeito Shanghai

Ao que tudo indica, o crescimento faz parte do efeito causado pela atualização Shanghai, que foi lançada em abril. Depois que a atualização ocorreu, os usuários puderam sacar seus ETH dos protocolos de staking, incluindo o valor principal.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Só que os investidores não apenas não sacaram a maior parte dos ETH, como também depositaram ainda mais criptomoedas. Nesse sentido, o efeito da atualização parece ter sido o de dar mais confiança aos detentores de ETH para deixar suas criptomoedas em staking.

Ao deixá-las travadas, os usuários tornam-se validadores da rede e ganham recompensas por essa ajuda. Essa recompensa consiste em ETH pagos como se fossem juros de uma aplicação.

“O ETH mais uma vez provou ser o favorito dos investidores e as oportunidades que o Shanghai oferece para liquidez são apenas mais um pilar. A saga do teto da dívida dos EUA e os eventos anteriores com a falência dos bancos certamente afetaram a popularidade do Ether e mais e mais usuários preferem apostar seu dinheiro no ETH em vez de mantê-los no banco”, disse Brian McColl, analista da TradingPedia.

Confiança no ETH

Os 2,96 milhões bloqueados em maio representam cerca de 2,46% da oferta total de ETH (120,25 milhões de acordo com os dados do CoinGecko). Este é outro sinal que prova que os investidores confiam no ETH e o consideram uma ferramenta de investimento e não um ativo especulativo.

Além disso, a taxa de juros atual é de aproximadamente 5,4%, o que oferece melhores condições de depósito do que a maioria dos bancos ao redor do mundo.

No final das contas, os eventos recentes com o possível calote da economia dos EUA e o crescente interesse dos investidores em apostar no Ether levantam a questão se as criptomoedas não estão perdendo permanentemente seu caráter especulativo e se tornando um instrumento financeiro bastante estável. O Shanghai Upgrade parece definitivamente ser um passo nessa direção.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.