Categorias Notícias

ETF de Bitcoin não tem nada a ver com Bitcoin, dizem maximalistas

Para os maximalistas do Bitcoin, boa parte dos cypherpunks e early adopters das criptomoedas, um fundo negociado em bolsa de BTC, um ETF, não tem nada a ver com o propósito da criptomoeda.

Isso porque os bitcoiners querem ser proprietários e custodiantes de seu Bitcoins. Assim, não querem depender de intermediários para se exporem financeiramente ao mercado de criptomoedas, exatamente o contrário do que os fundos de investimento baseados em Bitcoin permitem.

Conforme destacou o conhecido investidor Raoul Pal em entrevista, um fundo de investimento em contratos futuros baseados em BTC contradiz a preferência dos usuários em possuir o controle de suas moedas e, portanto, ser o seu próprio banco.

Como o BTC é um ativo digital de fácil custódia, Pal pensa que um ETF da criptomoeda não faz sentido. Para ele, esses produtos de investimento são mais aplicáveis a commodities como petróleo e gás. Afinal, são difíceis de armazenar, transportar e guardar.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

ETF de Bitcoin não é Bitcoin

Além disso, Pal explicou que os fundos mútuos fariam uma fortuna arbitrando o preço do BTC e o contrato futuro. Nesse sentido, o investidor sugere que é muito melhor comprar BTC em exchanges e manter o ativo a longo prazo.

“Você pode ir até a exchange e comprar o BTC, pagando apenas uma pequena comissão para a empresa e voila. Você tem autocuidado e ninguém mais está envolvido. Com estes veículos de investimento, quem faz a arbitragem recebe a sua comissão, o ETF fica com a sua comissão, os advogados também, os administradores e auditores… Todos eles participam no seu investimento”, disse Pal.

A macroeconomista Lyn Alden explicou que se expor a um contrato futuro de Bitcoin não é se expor ao BTC.

“Os ETFs de commodities baseados em futuros são decentes para investimentos de curto prazo. Mas não são muito bons para aqueles com sentimento otimista sobre o ativo subjacente”, disse ela no Twitter.

Por fim, o empresário de Bitcoins Preston Pysh concordou com os comentários de Pal e Alden.

“Se você é preguiçoso e não faz o trabalho para entender o que tem, então seu poder de compra será pior que o da pessoa que trabalha duro”, disse.

Leia também: Atualização Merge deve ser implementada no Ethereum entre maio e junho de 2022

Leia também: Expectativa com ETFs faz contratos futuros de Bitcoin atingirem volume recorde na CME

Leia também: Binance anuncia a maior queima de BNB da história, cerca de US$ 640 milhões em criptomoedas

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.