Categorias Notícias

Estônia abandona planos de lançar uma criptomoeda estatal

Segundo a agência de notícias Bloomberg, a Estônia, país europeu, anunciou que está abandonando os planos de lançar uma criptomoeda oficial, a qual seria atrelada ao euro.

Segundo o portal, entre os motivos para a desistência do projeto estão as críticas recebidas por parte do Banco Central Europeu (BCE, na sigla em inglês) e de outras instituições mundiais. O plano original do país era lançar tokens, chamados provisoriamente de Estcoins, que seriam atrelados ao euro, moeda adotada pelo país báltico desde 2011.

Segundo Siim Skikt, encarregado da estratégia de TI do país, a Estônia pretende agora modificar os planos. O token será distribuído como um incentivo aos e-residents, estrangeiros que utilizam a identificação eletrônica do país para abrir empresas de forma remota e, com isso, recebem uma série de benefícios, tais como abertura de contas locais, facilidade em estabelecer uma empresa e muitos outros.

“Nós concordamos em discussões com políticos de que a Estcoin procederá como um meio para transações dentro da comunidade de e-residency”, disse Sikkut. “Outras opções não estão na mesa. Nós não estamos construindo uma nova moeda.”

Pioneirismo e críticas

A Estônia, um dos estados tecnologicamente mais avançados, não só do leste europeu, mas do continente como um todo, esteve entre os principais candidatos a considerar a possibilidade de emitir uma criptomoeda nacional. Em setembro do ano passado, o país anunciou a intenção de criar a Estcoin.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, Mario Draghi, presidente do BCE, criticou a proposta da Estcoin no mesmo mês, dizendo que o euro deveria ser a única moeda a circular no país de 1,3 milhão de pessoas. Sua posição foi repetida pelo governador do banco central Ardo Hansson, que lamentou sobre “relatórios enganosos” sobre a Estcoin vindos de agências governamentais.

“Nenhum estado-membro pode introduzir sua própria moeda, a moeda da zona do euro é o euro”, afirmou Draghi na ocasião.

Kaspar Korjus, autor do plano da Estcoin, confirmou as palavras de Sikkut por e-mail, acrescentando que os detalhes da “comunidade Estcoin” ainda estão sendo analisados para saber quais possíveis benefícios poderão ser adicionados. Embora a Estcoin pudesse ajudar os e-residents a fornecerem trabalho ou aconselhamento uns aos outros, “definitivamente não será uma criptomoeda nacional”, disse ele.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.