Categorias Notícias

Estados Unidos estão armazenando Bitcoins em silêncio, diz analista

O analista de criptomoedas e influenciador Tyler Swope suspeita que o governo dos Estados Unidos esteja acumulando Bitcoins confiscados de alguns dos mais notórios criminosos da dark web.

Para sustentar sua tese, Swope cita uma reportagem feita pela revista Fortune sobre a morte de Alexandre Cazes, que supostamente está por trás do maior mercado de dark web do mundo, o AlphaBay.

Segundo a Fortune, embora o governo leiloe periodicamente os BTC apreendido em processos criminais, falta transparência em relação ao valor total do BTC apreendido no caso.

Nesse sentido, para o analista, ninguém tem certeza do paradeiro destes Bitcoins.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A revista Fortune cobriu isso em um artigo intitulado ‘Por dentro do tesouro secreto de Bitcoin do Tio Sam’ e eles não conseguira mostrar onde estão os Bitcoins”, declarou.

Bitcoins apreendidos

Swope argumenta que transparência do governo sobre o caso é quase nula. Além disso, o caso é ainda mais complicado pois ocorreu antes da morte de Cazes.

“A transparência é zero. Frequentemente, há um longo lapso de tempo entre a data de uma informação e seu aparecimento em um relatório. E os relatórios não são arquivados online: a cada dia, quando um novo aparece, o antigo ‘some’. Existem cópias em papel de todo o processo. Mas em nenhum lugar há uma contagem das criptomoedas sob custódia federal em determinado momento ou o que foi apreendido”, destaca.

Swope também observou que, em teoria, qualquer Bitcoin em mãos federais pode ser rastreado. Isso porque as transações com criptomoeda são registradas em blockchain.

No entanto, embora os documentos do Departamento de Justiça às vezes identifiquem publicamente “carteiras governamentais seguras”, nesse caso, eles não o fizeram. Por isso, o destino desses Bitcoins é incerto.

Silk Road e os Bitcoins movimentados

Swope ainda aponta para a recente apreensão de US$ 1 bilhão em BTC roubado originado da Silk Road como uma oportunidade recente para os EUA estocarem BTC em silêncio.

“Por que você acha que o Departamento de Justiça apreendeu US$ 1 bilhão em Bitcoins vinculados ao Silk Road? Eles finalmente pegaram um hacker que moveu cerca de 70.000 BTC roubados há sete anos. É um indivíduo misterioso. Como podemos ver no processo, eles estão apelidando o indivíduo de ‘X’ e apenas o governo conhece sua identidade”, disse.

Portanto, para Swope, os EUA estão se tornando uma grande baleia de BTC com essas apreensões:

“Obviamente, o governo acabou de se tornar uma grande baleia BTC. Mais uma vez, ficando perto da metade do que eles leiloaram estupidamente em 2014 e 2015. É um buraco negro secreto a quantidade de Bitcoin do governo dos EUA. E está crescendo desde 2018”, finalizou.

Leia também: “Não compre Bitcoin agora”, aconselham analistas

Leia também: Real digital vai substituir dinheiro físico, diz presidente do Bacen

Leia também: Day traders se favorecem em mercado volátil, observa especialista

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.