Estados Unidos criaram o Bitcoin? Veterano lista 5 razões interessantes

Ninguém sabe qual é a verdadeira identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Contudo, o famoso analisa de criptomoedas conhecido como Mr. Whale acredita que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a NSA, pode ter criado a criptomoeda. Ou então, eles sabem, pelo menos, quem é Nakamoto.

Em uma publicação feita no Medium, Mr. Whale apontou cinco razões que ajudam a sustentar sua tese. Entre elas está o envolvimento constante da NSA, da CIA e do FBI com o Bitcoin desde sua criação.

O recente hack à Colonial Pipeline, em que o FBI disse ter resgatado os Bitcoins pagos aos invasores, apoiou ainda mais sua teoria.

1. Documentos vazados da NSA por Snowden

Em 2013, Edward Snowden foi responsável por vazar informações altamente confidenciais sobre a NSA. O material revelou como a agência planejava usar o Bitcoin para rastrear seus usuários e identificá-los com certa facilidade através de seu sistema de pesquisa Xkeyscore.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, a NSA usou um programa chamado MONKEYROCKET para rastrear emissores e receptores em transações de Bitcoins.

Paralelamente, o programa foi usado para desenvolver um software que prometia anonimato aos usuários de BTC em países como China e Irã.

Segundo o analisa, na prática, o sistema enganava os usuários prometendo uma ferramenta de anonimato, mas na verdade, enviava os dados diretamente para a NSA.

2. Algoritmo de hash do Bitcoin

Outro ponto favorável à teoria é que a NSA criou em 2001 o algoritmo da função hash do Bitcoin, o SHA-256. Esse algoritmo, conforme destacou Mr. Whale, é parte integrante e fundamental da rede.

“Como a NSA ajudou a criar o algoritmo de criptografia do Bitcoin, eles têm tecnicamente o poder de quebrar a criptografia SHA-256? Qual é a probabilidade de que a NSA também tenha projetado algumas ‘falhas’ no algoritmo SHA?”, questionou.

3. Documentos vazados de 2017

Em terceiro lugar, o analista mencionou outros documentos vazados em 2017. O material sugeria que o Exército dos EUA se unisse à NSA para investigar as ferramentas de criptografia Tor, I2P e VPN.

De acordo com Mr. Whale, Tor e I2P são comumente usados ​​como meios de acesso à darknet, incluindo mercados ilegais — como o antigo Silk Road — movidos à criptomoedas.

O memorando vazado indica que o governo acessou e comprometeu aspectos dessas ferramentas. Ademais, sugere-se que a própria NSA poderia estar investigando as criptomoedas.

“O sucesso que tivemos com Tor, I2P e VPN não pode ser replicado àquelas moedas que não dependem de nós”, diz o memorando.

4. O desaparecimento de Nakamoto

O sumiço de Satoshi Nakamoto também fortalece a hipótese de Mr. Whale. Conforme observou, o criador do Bitcoin nunca sinalizou diretamente que estava indo embora. Em vez disso, o desaparecimento foi confirmado por um terceiro: o desenvolvedor de software Gavin Andresen.

Em 2011, o antigo desenvolvedor líder do projeto Bitcoin declarou que estava se preparando para falar sobre Bitcoin com a CIA. A agência é o centro de inteligência do governo estadunidense. 

“Estou apenas um pouco preocupado com o fato de que falar sobre Bitcoin na CIA aumentará as chances de eles tentarem fazer algo que não queremos que façam”, escreveu Andresen. 

Ocorre que, dias antes, Nakamoto enviou um e-mail para o também desenvolvedor Mike Hearn dizendo:

“Passei para outras coisas. [O Bitcoin] Está em boas mãos com Andresen e com todos.”

Andresen acabou se afastando do Bitcoin. Em 2016, ele teve seu acesso ao projeto revogado por ter apoiado publicamente as alegações de Craig Wright sobre ser Nakamoto.

No mesmo ano, um blogueiro chamado Alexander Muse escreveu um artigo afirmando que a NSA havia identificado Nakamoto usando a estilometria, uma técnica que usa o estilo de escrita de uma pessoa como uma impressão digital.

5. FBI detém a 2ª maior carteira de Bitcoin

Por fim, Mr. Whale ressaltou que, atualmente, o FBI é o segundo maior detentor de BTC do mundo, atrás apenas de Nakamoto.

Isso porque quando a agência de investigação fechou o Silk Road, apreendeu centenas de milhares de Bitcoins.

Um relatório antigo de 2013 indica que o FBI controla dois endereços com mais de 300.000 Bitcoins. Hoje, não está claro qual é o verdadeiro valor total.

“O envolvimento constante da NSA, CIA e FBI com o Bitcoin desde o início levanta muitas questões sobre se eles sabiam a verdadeira identidade de Satoshi e potencialmente o silenciaram, ou mesmo que a NSA criou o Bitcoin, como afirma Snowden”, finalizou o analista.

Leia também: Fundos ainda podem alocar R$ 1,5 trilhão no mercado de criptomoedas 

Leia também: Decisão do Fed nesta quarta-feira pode impactar o preço do Bitcoin

Leia também: Brasileiro soluciona erro no Bitcoin e tem nome marcado na história

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.