Categorias Notícias

Especialistas indicam livros sobre Bitcoin, blockchain e criptomoedas que você precisa ler

Se aprender sobre o universo de criptomoedas e tecnologias disruptivas está entre seus objetivos, você precisa conferir as indicações de livros sobre esses temas dadas por especialistas da área.

Os livros recomendados abordam três principais temáticas: Bitcoin, tecnologia blockchain e criptomoedas de maneira geral. Assim, a lista foi elaborada com o intuito de auxiliar quem deseja conhecer o mundo das criptomoedas que, embora esteja em alta, ainda é um mistério para muitos.

Desta forma, três especialistas indicaram os melhores livros sobre esse assuntos que precisam estar na sua cabeceira ou biblioteca particular. 

Indicações de João Canhada, CEO da Foxbit


Bitcoin. A Moeda na Era Digital

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Escrito pelo economista Fernando Ulrich, esse é o primeiro livro brasileiro sobre Bitcoin e foi publicado em 2014. Trata-se de uma leitura leve, rápida e ideal para ter um entendimento de Bitcoin.

Ao mesmo tempo, o leitor terá contato com as teorias monetárias dos economistas da escola austríaca, Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek e Murray Rothbard. Assim, é com base nesse arcabouço teórico que Ulrich debate as principais críticas contra o Bitcoin.

Além disso, no livro ele também apresenta suas próprias contribuições com essas teorias.

Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain

Este livro foi lançado por um dos maiores nomes na comunidade internacional de Bitcoin, Andreas Antonopoulos. A obra é ideal para programadores que desejem se aprofundar no código do Bitcoin ou até mesmo colaborar com ele. Embora os códigos ocupem grande parte no livro, é possível ter um bom entendimento técnico sobre o Bitcoin.

The Bitcoin Standard: The Decentralized Alternative to Central Banking

Essa outra indicação de Canhada pode ser chamada de o “masterpiece sobre Bitcoin”. Escrito por Saifedean Ammous, o livro fala sobre o funcionamento do Bitcoin e sua propriedades. Além disso, oferece um entendimento de economia, história do dinheiro e sistemas monetários. Com esse livro, o leitor irá entender porque o Bitcoin é a criptomoeda do futuro. 

Como se trata de uma leitura mais densa, a obra é recomendada para pessoas que já tiveram contato com Bitcoin e queiram entender mais sobre teoria econômica do dinheiro.

Indicações de Bernardo Schucman, CEO da FastBlock


Mastering Bitcoin: Unlocking Digital Cryptocurrencies

Assim como o Programming the Open Blockchain, o Unlocking Digital Cryptocurrencies também foi lançado por Antonopoulos. O livro, tecnicamente impecável, é indicado para programadores que querem se aprofundar no código do Bitcoin. Apesar dos códigos ocuparem uma grande parte no livro, é possível ter um bom entendimento técnico sobre o Bitcoin. 

A era da Criptomoeda: como Bitcoin e Blockchain desafiam a ordem econômica global

O livro escrito por Paul Vigna e Michael J. Casey introduz o leitor no mercado de criptomoedas e a tecnologia Blockchain. Os autores mostram as novas possibilidades que as moedas digitais podem dar para a sociedade.

Na obra, eles ainda destacam que o dinheiro virtual está pronto para lançar uma revolução que poderia reinventar as estruturas financeiras e sociais tradicionais e trazer bilhões de pessoas “sem banco” do mundo para uma nova economia global.

O Livro do Satoshi: a Coletânea dos Textos do Criador do Bitcoin Satoshi Nakamoto

Nesse livro, o autor analisa o que o criador do Bitcoin escreveu ao longo dos dois anos que constituíram sua “vida pública” antes de ‘desaparecer’ da Internet. A persona de Nakamoto, que pode representar um indivíduo ou um grupo, existe apenas nas publicações online que introduziram e explicaram o Bitcoin durante seus primeiros dias.

Indicações de Lucas Schoch, CEO da Bitfy:


Digital Gold: Bitcoin and the Inside Story of the Misfits and Millionaires Trying to Reinvent Money

Este livro retrata a ascensão da tecnologia Bitcoin pelos olhos de personagens centrais de um movimento social global provocado pela nova moeda. Os personagens incluem um milionário argentino, um empresário chinês, os irmãos Winklevoss e o ilusório criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption 

Nessa obra, Ben Mezrich, o autor do best-seller “The Accidental Billionaires and Bringing Down the House”, traz a fascinante história das grandes apostas dos irmãos Tyler e Cameron Winklevoss em criptomoeda.

A publicação conta a história de redenção e vingança dos irmãos após a batalha legal com o Facebook. Além disso, relata como se tornaram os primeiros bilionários do Bitcoin.

Blockchain Revolution: Como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo

Esta é uma das poucas publicações sobre blockchain em português. No livro, o renomado autor canadense Don Tapscott, junto a seu filho Alex Tapscott detalha o que é o Blockchain.

O livro também explica como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo, e como essa revolução afetará a vida das pessoas nos próximos anos.

Leia também: Bitcoin já valorizou 10% desde seu halving

Leia também: Bitcoin reage positivamente a novos estímulos do Fed

Leia também: Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge maior nível desde janeiro de 2018

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.