Mercado

Erro faz minerador perder 6 Bitcoin em bloco

Um minerador solo que utilizava a plataforma de mineração da NiceHash encontrou um bloco da rede e conseguiu a recompensa. No entanto, um erro incomum fez o minerador perder os 6,3 Bitcoin (BTC) resultantes da recompensa do bloco.

Como resultado, o minerador perdeu o equivalente a R$ 625 mil, levando em conta a cotação atual do BTC. De acordo com pesquisadores, o problema ocorreu na geração do bloco em si devido a um erro incomum nos endereços.

Minerador não definiu endereço de envio

O minerador solo descobriu o bloco na quinta-feira (20), conforme divulgado pelo site da NiceHash. A empresa lançou uma plataforma voltada para este tipo de mineração, chamada Catch the Block, que reúne mineradores solo.

Mineradores solo são aqueles mineradores que não possuem vínculo com nenhum pool e mineram BTC com máquinas simples. Esses mineradores ganharam destaque em 2022 por terem encontrado muitos blocos sozinhos, acumulando as recompensas sem precisar dividi-las com os pools.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Todavia, o bloco em questão apresentou um erro em sua transação base (coinbase), a transação que define a recompensa do bloco. Por isso, o minerador não conseguiu ter acesso aos BTC que ganhou por ter descoberto o bloco.

“Também notamos um pequeno erro na transação da base de moedas que foi um pouco infeliz para o primeiro bloco Bitcoin encontrado. Mas como sempre, a NiceHash coloca os clientes em primeiro lugar. Nos certificamos de que eles receberam o valor da recompensa e corrigimos rapidamente para garantir a operação contínua e suave do nosso novo produto”, disse a empresa.

Erro em transação-chave

De acordo com o CEO da Luxor Tech, Nick H, o erro ocorreu por uma falha na transação. Ao que tudo indica, o minerador não definiu um endereço para receber a transação que envia a recompensa do bloco. 

“O endereço para o qual a recompensa de mineração é emitida não foi definido na transação, deixando-o vazio. É impossível criar uma transação subsequente com essa saída como entrada”, disse.

A transação base, ou coinbase, é a transação que envia ao minerador a recompensa pelo bloco minerador. Quando o BTC surgiu em 2009, por exemplo, os blocos minerados por Satoshi Nakamoto possuíam apenas esta transação, que enviava a recompensa para a carteira do criador do BTC.

Sem ter colocado o endereço, o minerador não conseguiu receber a recompensa e, como resultado, os BTC se perderam. Ninguém mais pode acessá-los ou reivindicá-los de alguma maneira.

De fato, os dados do bloco no site Mempool mostram que não há um endereço de recebimento da transação base do bloco. No lugar dessa informação aparece a palavra “unknown” (desconhecido), indicando a perda da recompensa.

Fonte: Mempool.space.

Por fim, Nick H decretou o destino dos BTC contidos neste bloco. “Sim, tanto o tx quanto a recompensa da Coinbase são perdidos. Esse Bitcoins se foram para sempre – não podem ser gastos”.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.