Segurança

Equipe da Cosmos corrige falha que poderia ter causado grande ataque

Outubro transformou-se no mês dos ataques hackers a criptomoedas. De fato, nada menos que quatro protocolos sofreram ataques somente na terça-feira (11). Mas algumas redes decidiram não esperar e começaram a realizar auditorias e correções em seus códigos.

Foi o caso da Cosmos (ATOM), cuja equipe de segurança vem realizando extensas auditorias como medida de proteção. E de acordo com a equipe, uma dessas auditorias descobriu uma falha com potencial para causar um grande ataque contra a rede.

Quem descobriu a falha foi Ethan Buchman, cofundador da rede Comunicação Inter-blockchain (IBC, na sigla em inglês). Em seguida Buchman publicou a descoberta no fórum Cosmos Network, o que chamou a atenção dos desenvolvedores.

Como resultado, a equipe da Cosmos trabalhou com afinco durante a semana e conseguiu desenvolver uma correção para o problema. A equipe vai divulgar o patch com a correção nesta sexta-feira (14).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Vulnerabilidade afeta todas as cadeias IBC

Depois dos ataques hackers contra a BNB Chain e outras redes, os desenvolvedores da Cosmos e da Osmosis realizaram uma auditoria. Nesta auditoria, descobriu-se a falha, que não foi utilizada por nenhum hacker, mas teria potencial para causar grandes prejuízos.

No entanto, vale a pena notar que a falha da Cosmos não tem nenhuma relação com o que ocorreu na BNB. Buchman confirmou que a falha também não está relacionada ao bug descoberto recentemente pela Verichain.

Por fim, Buchman também afirmou que o bug descoberto pela Verichain não afeta as cadeias IBC e que uma correção já estava em andamento.

De acordo com a postagem no blog, a equipe da Cosmos já se comunicou com os desenvolvedores dos principais projetos do IBC. Nesta comunicação, a equipe garantiu que vai instalar um patch antes que a notícia chegue aos ouvidos errados. Ou seja, antes que hackers possam se aproveitar da vulnerabilidade

“Já tomamos medidas para garantir a correção de todas as principais redes públicas habilitadas para IBC. Dada a gravidade, trabalhamos incansavelmente com as principais equipes de desenvolvimento e validadores em todo o ecossistema para disponibilizar o patch de forma privada”.

Equipe faz atualização da rede

De acordo com os desenvolvedores, o novo patch está pronto e chegará aos membros da Cosmos nesta sexta- feira às 11h (horário de Brasília). Com isso, os desenvolvedores de projetos menores executados na Cosmos poderão atualizar suas redes.

Para aplicar o patch, no entanto, os desenvolvedores disseram que terão que interromper o funcionamento da rede da Cosmos. Os membros da rede também irão votar para implementar a atualização, que precisa de um terço dos votos.

No entanto, a equipe disse que recomenda um mínimo de dois terços dos votos, o que não deve ser um problema para alcançar. Considerando que é uma votação para corrigir uma vulnerabilidade crítica, grande parte dos membros deverá votar.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.