Metaverso

Epic Games diz que metaverso não vai acontecer e demite funcionários

A desenvolvedora de Fortnite, a Epic Games, anunciou recentemente a demissão de cerca de 16% de sua força de trabalho, impactando aproximadamente 830 funcionários. Essa decisão drástica deixou muitos se perguntando o que levou à essa ação e como isso afetará o futuro da empresa.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, explicou que a empresa estava buscando reduzir custos em todo o mundo e que estava fazendo a transição para uma política de “contratação líquida zero” e cortando gastos operacionais, como marketing e eventos.

No entanto, a empresa enfrentou dificuldades significativas em termos de sustentabilidade financeira, o que a levou a demitir funcionários para “estabilizar” suas finanças.

Uma das razões principais para essa situação foi a visão “irrealista” da Epic Games sobre o metaverso que segundo a empresa “flopou”. Sweeney admitiu em um comunicado interno compartilhado no site da empresa que eles gastaram “muito mais” do que ganharam, apesar de terem inicialmente acreditado na capacidade de superar essa transição sem cortes na força de trabalho.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Metaverso já era, diz Epic Games

A tentativa de transformar o Fortnite em um ecossistema inspirado no metaverso para criadores se mostrou inviável, disse a empresa.

Sweeney destacou que, embora o Fortnite esteja começando a crescer novamente, esse crescimento é impulsionado principalmente pelo conteúdo criado por terceiros, com uma significativa divisão de receitas.

Isso resultou em margens de lucro menores em comparação com a época em que o Fortnite Battle Royale decolou e financiou a expansão da empresa que também admitiu que o metaverso talvez seja uma proposta que “não vai acontecer”.

Os funcionários afetados pelas demissões receberão um pacote de rescisão que inclui seis meses de salário base. Além disso, eles terão direito a seis meses de cobertura de saúde paga pela Epic Games nos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Além das demissões, Sweeney também anunciou a venda da plataforma Bandcamp por um valor não divulgado, apenas 18 meses após a aquisição. A nova proprietária da Bandcamp é a empresa de marketing musical Songtradr.

Embora a Epic Games tenha buscado financiamento de US$ 2 bilhões para o desenvolvimento relacionado ao metaverso em abril de 2022, liderado pela Sony Group Corporation e pela KIRKBI, a empresa decidiu abandonar essa visão em prol de uma abordagem mais realista para sua sustentabilidade financeira.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.