Categorias Notícias

Entusiasta de criptoativos assume a presidência da Suíça

Uma das nações mais amistosas aos criptoativos e blockchain do mundo acaba de ganhar um reforço de peso em seu comando. Ulrich “Ueli” Maurer, político conhecido por suas visões liberais à respeito da regulamentação de empresas de tecnologia financeira (fintechs) foi eleito presidente da Confederação Suíça. Em 05 de dezembro, Maurer foi eleito pelo parlamento suíço para um mandato de um ano e contou com um estrondoso apoio: 201 dos 209 membros votaram nele.

Maurer é um dos sete membros do Conselho Federal Suíço, órgão que detém o poder executivo no país. O Conselho é liderado por uma presidência rotativa compartilhada entre os conselheiros, onde cada um deles assume o poder por um ano. A posição é, em grande parte, cerimonial e simbólica, mas o presidente tem um papel importante – seu voto pode desequilibrar a balança quando o conselho está dividido em decisões importantes.

Esse poder deve ser muito útil em posições como a regulamentação de criptoativos e blockchain, que podem gerar alguma divisão no governo. Dado seu histórico e visões liberais em relação à regulamentação de fintechs, a eleição de Maurer é considerada um desenvolvimento positivo para a indústria de criptoativos no país.

Nos últimos anos, a Suíça tornou-se progressivamente uma das jurisdições mais amigáveis para os criptoativos na Europa e no mundo. No mês passado, o governo suíço anunciou uma estratégia abrangente reconhecendo as tecnologias de contabilidade distribuída (DLTs, na sigla em inglês) como um importante desenvolvimento para o setor financeiro e com o objetivo de construir uma base legal para sua implementação.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O documento pede a adoção de emendas às leis atuais que melhorariam o status da Suíça como uma nação aberta a essas tecnologias. Entre outras propostas, a estratégia concentra-se na integração de moedas digitais descentralizadas na infraestrutura econômica e financeira do país. Essa é uma ênfase que centenas de startups baseadas no Crypto Valley devem apreciar.

Maurer está entre os políticos que sentiram uma ameaça à liderança da Suíça no espaço de criptoativos, mesmo com o país sediando o famoso Crypto Valley, na cidade de Zug. Para manter o país no topo, em maio de 2018, ele convidou representantes da Finma (a CVM suíça), do Banco Nacional Suíço (SNB, na sigla em inglês) e da Associação dos Banqueiros Suíços (SBA) para uma mesa-redonda sobre o assunto.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.