Entenda os diferentes protocolos Bitcoin, e veja ao vivo a adoção da rede

Acompanhe ao vivo como anda a adoção dos protocolos de escalabilidade no mercado do Bitcoin. No site coin.dance, podemos ver quase que em tempo real os últimos blocos minerados na rede bitcoin e podemos ver a indicação de quais propostas estão seguindo, podemos ver que temos 5 saídas para o problema da escalabilidade que estão sendo adotadas, basicamente temos os seguintes itens:

  1. Emergente Concensus
  2. Segregated Witness (BIP 141)
  3. SegWit2x
  4. Extension Blocks
  5. BIP100

Vamos aos detalhes para entender o que está acontecendo:

Emergent Consensus

Este é um modelo de proposta de melhorias e documentação relacionada ao Bitcoin (BUIP), nesse caso o BUIP-005 que define o conceito de Consenso Emergente ou limite do tamanho do bloco. É onde o Bitcoin pode aproveitar a razão de que sua rede global é composta por milhares de nós (nodes) independentes que geralmente são de propriedade de pessoas diferentes. Os nós do Bitcoin também se comunicam através da interação de mensagens peer-to-peer (P2P). Ativar esses recursos significa a adição de regras simples que permite o comportamento complexo de toda a rede que se desenvolva fora da camada de mensagens. Os nós da rede Bitcoin que participam da “Emergent Consensus” simplesmente precisam permitir a flexibilidade na determinação de um limite de tamanho de bloco gerando flexibilidade. Leia mais na Wiki oficial

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Este modelo até o momento da reportagem tinha a maior aceitação nos últimos 1000 blocos analisados, mas está em 2° lugar quando falamos dos blocos analisados de hoje.

Segregated Witness (BIP141)

Já falamos nesse assunto aqui no Criptomoedas Fácil, mas basicamente o SegWit (abreviação em inglês de testemunhas segregadas) é uma proposta apresentada pela equipe do Bitcoin Core. Ele vem sob a forma de um soft fork, uma atualização compatível que pode funcionar, mesmo que alguns usuários não atualizem seu software (sem resultar em uma bifurcação da rede). Foi lançado na versão 0.13.1 do cliente do Bitcoin Core. Nele as transações, seriam compostas de três elementos principais. O remetente, o destinatário e as assinaturas (comumente referidas como testemunhas) e constituem uma grande parte do tamanho da transação. Contrariamente à crença popular no entanto, o SegWit não separa esses dados de testemunhas em um “bloco de testemunhas”. Leia mais no Bitcoin Core

Leia também: Diferenças entre Segwit e Bitcoin Unlimited.

Este modelo até o momento da reportagem tinha a 2º maior aceitação nos últimos 1000 blocos analisados, mas está em 3º lugar quando falamos dos blocos analisados de hoje.

Extension Blocks

Um dos modelos menos aceitos por trazer muita dificuldade de implementação mas por definição teríamos uma “especificação que inclui funcionalidade de demonstração e código para atualizar sua implementação de software Bitcoin, para suportar uma “blocos de extensão”. A atualização técnica busca permitir que a rede ofereça suporte opcional a diferentes tipos de blocos, além dos blocos padrão de 1 MB que hoje compõem a principal cadeia de bitcoins”. Leia mais no GitHub

Este modelo até o momento da reportagem tinha o 4º lugar na aceitação nos últimos 1000 blocos analisados, mas esta quase sem adeptos na comunidade mineradora.

BIP100

Uma proposta antiga que recebeu uma atualização que nada mais diz que a comunidade deveria definir o novo tamanho do bloco uma vez que eles são os maiores interessados. Que teria uma votação feita pela coinbase. Esta proposta sempre traz muita briga ao mercado. Leia mais no BIP

Este modelo até o momento da reportagem tinha 5º lugar na aceitação nos últimos 1000 blocos analisados, teve um recuo na porcentagem de número de adeptos mas tomou o lugar do Extension Blocks na briga do dia.

Segwit2x

Este tem se tornado o campeão de hoje com um grande número de adeptos mais de 78% de aceitação para esta solução. Que tem como proposta avançar com duas mudanças na rede bitcoin ao mesmo tempo uma otimização chamada Segregated Witness (SegWit) e um aumento no parâmetro codificado que limita o tamanho de sua Blocos de transação. Isso demandaria esforços além do Soft Fork, sendo necessário um Hard Fork para corrigir tudo.

Leia também: Plano de contingência da Bitmain e Segwit2x.

Conclusão

Os grandes mineradores de bitcoin (Antpool, F2Pool, Bitmain e outros) estão se posicionando a favor do Segwit2x, pois com um Hard Fork todos seriam obrigados a migrar para a nova rede com as soluções impostas e assim não teríamos uma bifurcação na rede, pois a rede antiga deixaria de ser aceita. Isso pode de alguma maneira resolver muita coisa, mas sem a adesão por completo da comunidade nada acontecerá. Vamos ficar ligados no assunto da escalabilidade do Bitcoin e trazer sempre as novidades no assunto.

Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo:

Compartilhar

This website uses cookies.