Categorias Notícias

Enquanto a SEC analisa a possibilidade de um ETF de Bitcoin, o ETN de Bitcoin entra em ação nos EUA

O mercado de criptomoedas está buscando retomar seu crescimento após um ciclo bastante difícil no início deste mês de agosto. Será que o anúncio de um ETN (nota negociada em bolsa) de Bitcoin disponível aos investidores norte-americanos pode ajudar o mercado a se restabelecer?

Durante os últimos dias, um dos principais assuntos em voga é a possível aprovação por parte da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) de um ETF de Bitcoin. No entanto, os investidores norte-americanos que esperam obter exposição ao Bitcoin por meio de uma instituição estabelecida não precisam ficar desanimados enquanto esperam por uma resposta da SEC. A partir de quarta-feira, 22 de agosto, eles podem comprar notas negociadas em bolsa (ETN) de Bitcoin.

O novo produto, focado em investidores dos EUA, é chamado Bitcoin Tracker One. Não é um desenvolvimento recente, mas a capacidade de comprá-lo em dólares é. O processo de negociação do ETN é como comprar um recibo de depósito norte-americano, pois os comerciantes verão uma listagem estrangeira para o ativo que é cotado em dólares em vez da moeda local.

Simplificando, um ETN é outra maneira dos investidores obterem exposição a um ativo sem ter que lidar com a custódia do mesmo. Os ETNs são essencialmente instrumentos de dívida que são respaldados por seus emissores. Portanto, eles não precisam lidar com o mesmo nível de segurança de um ETF, pois não detêm o ativo subjacente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Bitcoin Tracker One começou a ser negociado na bolsa de valores Nasdaq Stockholm em 2015 e, portanto, é listado e regulamentado na Suécia. A empresa-mãe que oferece o ETN é a CoinShares Holdings Ltd. Seu CEO, Ryan Radloff, disse à agência de notícias Bloomberg:

“Todo mundo que está investindo em dólares agora pode ficar exposto a esses produtos, enquanto antes estavam disponíveis apenas em euros ou coroa sueca. Considerando o clima atual na frente regulatória nos EUA, essa é uma grande vitória para o Bitcoin.”

Um ETN é bastante semelhante a um ETF na forma como são negociados. No entanto, existem algumas grandes diferenças: tributação e risco de crédito.

Em termos de tributação, os ETN estão sujeitos a ganhos de capital a longo prazo. Isso ocorre porque somente a diferença entre o preço na compra e na venda é considerada tributável. Por outro lado, os ETFs estão sujeitos à uma tributação mais pesada, devido ao fato de que o ETF comprará e venderá ativos dentro dos fundos. Isso aciona o imposto sobre ganho de capital de curto prazo, que é cobrado em uma taxa mais alta.

A segunda e possivelmente mais importante diferença entre os ETNs e os ETFs é que os ETNs representam um risco de crédito adicional para os investidores. Como eles não detêm os ativos negociados, se a instituição que oferece o ETN for à falência, os investidores podem perder. Isso não é possível em um ETF apoiado por commodities.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.