Categorias Notícias

Empresário de Bitcoin quer acabar com o Estado com movimento anarcocapitalista no Sul do Brasil

Pregando lemas ultra-liberais e conclamando o fim total do Estado, um empresário do setor de criptomoedas, junto com outras “libertários”, criou o Clube Farroupilha, de Santa Maria (RS), que, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo, é composto por anarcocapitalistas brasileiros que buscam “unir” dois campos até então tido como “opostos”, a anarquia e o capitalismo.

Enquanto o anarquismo sempre foi associado a um movimento de extrema esquerda e o capitalismo mais ligado ao liberalismo econômico e, portanto, a direita, no Sul do Brasil isso não parece fazer sentido e para o grupo, como mostra a reportagem, o Estado representa a pior forma de opressão e tem que ser banido. As relações sociais e econômicas deveriam ser baseadas apenas nos princípios da produção, da propriedade privada e das trocas comerciais. Serviços como educação, saúde e segurança seriam providos pelo mercado. Nesse “arranjo” social, o Estado seria totalmente banido.

Fabricio Sanfelice, empreendedor do setor de Bitcoin e que já atuou como chefe de marketing da Atlas Quantum, integra o grupo que foi fundado por . Gianluca Lorenzon.

“Você desejar um sistema já está errado. É ir em direção ao máximo respeito à liberdade individual”, afirma.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo a reportagem, o Farroupilha foi formado em 2013 por estudantes na Universidade Federal de Santa Mari, e tem como referência de pensamento Olavo de Carvalho, guru do Governo Bolsonaro e de seus seguidores, além de escritores da Escola de Chicago e da Escola Austríaca, e em sua carta de apresentação, o grupo destaca como sua missão combater o sonho da esquerda que para eles é fundamentado no “nacional desenvolvimentismo lulopetista”.

Mas para quem acha que são apenas jovens com ideais extremistas, talvez seja melhor olhar um pouco mais a fundo e ver que o Farroupilha já tem até espaço no Governo Federal, afinal, seu fundador Gianluca Lorenzon é diretor de Desburocratização do Ministério da Economia comandado por Paulo Guedes.

Anarquia no Governo Federal.

Leia também: Autor do “Manifesto Cripto-anarquista” morre aos 67 anos

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.