Notícias

Empresa trabalha em implementação de Bitcoin para IoT via Lightning Network

A startup japonesa Nayuta anunciou, segundo a Coindesk, uma aplicação que habilitará pagamentos e transações de dados com Bitcoin em hardwares configurados para IoT (Internet das Coisas). De acordo com a empresa, a implementação será possível por meio de desenvolvimentos com a Lightning Network (LN). A ideia por trás do lançamento do Nayuta é permitir transações com Bitcoin em “tempo real” por meio da aplicação.

As startups apresentam micropagamentos como um elemento importante para o início da indústria da Internet das Coisas, que tem atraído a atenção de praticamente todas as grandes empresas globais e, até mesmo uma “guerra” em torno do 5G, banda de internet que poderia dar o “impulso final” para o nascimento de uma verdadeira indústria de IoT. A ideia por trás da Nayuta é, de certa forma, o mesmo conceito da IOTA/Jaguar, que é de que dispositivos habilitados para IoT sejam capazes de fazer pequenos pagamentos uns aos outros, e, se no caso da Jaguar isso seria feito com IOTA, aqui a ideia é usar Bitcoin.

“A LN tem as seguintes características promissoras: (a) pequenos valores de transação, ou “micropagamentos”;  (b) pagamentos sem fronteiras;  (c) pagamentos em tempo real;  (d) grande potencial de transações por segundo (TPS). Especialmente a combinação (a) e (b) tem o potencial de criar um mercado totalmente novo. Como os seres humanos não querem fazer muitas vezes a ação de pagamento, é necessário vincular-se a outras ações realizadas por muitas pessoas ou com algum tipo de ação autônoma”, disse o cofundador da Nayuta Kenichi Kurimoto.

Para isso, a Nayuta fez uma parceria com uma grande empresa japonesa de eletricidade para testar a aplicação com LN na recarga de carros elétricos e desenvolverá um dispositivo chamado Shield LN, que é construído usando Arduino (mas também usam Raspberry Pi Zero) e habilitado com um software executado sobre a Lighting Network.

“IoT é uma das áreas de aplicação importantes da Lightning Network, mas ninguém sabe o que é o ‘killer-app’. Em tal situação, um número crescente de desenvolvedores e testes de prototipagem são muito importantes”, destaca Kurimoto.

Para mostrar como tudo funciona, a Nayuta lançou um pequeno vídeo de demonstração mostrando como eles enviam uma transação de LN em um device. Recentemente, a Lightning Network começou a mostrar melhorias e uma taxa de adoção mais rápida, com o aumento do número de nós públicos e suas capacidades correspondentes. Além de ter mais de 8.000 nós, o número de nós aumentou em 5.74% no último mês. Além disso, o número de nós ativos atualmente é superior a 4 mil.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Há quase 6 mil nós envolvidos na Lightning Network, com capacidade para US$4 milhões. Desde janeiro do ano passado, a rede está funcionando de forma espetacular”, destacou Andreas Antonopoulos, autor de Mastering Bitcoin.

Leia também: Startup lança primeiro aplicativo da Lightning Network na rede do Bitcoin

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.