Categorias Notícias

Empresa de blockchain conclui seu primeiro Atomic Swap na rede principal do Bitcoin

A Qtum, uma plataforma de blockchain que mescla a força da blockchain do Bitcoin com a Ethereum Virtual Machine para criar aplicativos descentralizados, concluiu seu primeiro atomic swap (explicado mais adiante) na rede principal do Bitcoin, conforme mostra o artigo publicado pela agência de notícias Bitcoin Magazine.

Esse é um grande primeiro passo para os atomic swaps, um recurso que permite trocas ou transações on-chain entre criptomoedas em duas blockchains separados sem a necessidade de depender de terceiros. Para o Bitcoin, este é um grande passo alcançado, ao permitir a interoperabilidade entre outras blockchains e a si mesmo de uma maneira infiel.

Os atomic swaps não são um recurso totalmente novo.

De acordo com a postagem no blog da Qtum, a principal solução que possibilita atomic swaps de cadeia cruzada é o Hash Time-Locked Contracts, ou HTLC. Em um breve resumo, o HTLC basicamente bloqueia os fundos em uma transação por tempo suficiente para que ambas blockchains possam confirmar a transferência de fundos por conta própria (através de confirmações de blocos) e dá tempo a ambas partes para reivindicarem seus fundos. Se o tempo suficiente passar onde um lado não reivindicou seus fundos, tudo será devolvido às partes originais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Todo o processo do atomic swap é descrito na postagem do blog da seguinte maneira:

  • Alice inicia uma transação na Qtum que contém um contrato de tempo bloqueado e transfere o token QTUM para Bob;
  • Bob audita a transação;
  • Se a transação for aprovada, Bob participa de uma transação similar no Bitcoin, que paga BTC para Alice;
  • Alice audita a transação;
  • Se a transação for aprovada, Alice resgata o BTC;
  • Bob extrai um segredo da transação de resgate;
  • Bob resgata QTUM da transação inicial;
  • Se o tempo especificado no bloqueio de tempo for atingido e Bob não tiver resgatado o token, Alice poderá reembolsar o token.

No ano passado, a Qtum deu saltos significativos no desenvolvimento de sua blockchain para uma maior adoção e interoperabilidade também. Os atomic swaps são apenas o próximo passo. Eles também são um recurso crucial e de próxima etapa para a interoperabilidade com a Lightning Network.

Por que os atomic swaps são importantes?

Os atomic swaps resolvem um grande problema das criptomoedas, que é a incapacidade de trocar diretamente dois tipos diferentes de moedas entre si sem depender de uma terceira parte confiável, como uma exchange ou uma empresa.

Em um exemplo atual, digamos que Alice queira comprar um colecionável digital de Bob e não há como negociar pessoalmente. Se Alice quiser enviar dinheiro para Bob para comprar um item colecionável, Bob poderia facilmente receber os fundos e não enviar o item colecionável em troca. Além disso, o oposto poderia acontecer, em que Bob envia o item primeiro e Alice nunca envia o dinheiro em troca.

O problema neste exemplo é o fator de confiança. Quando a confiança é levada em conta no risco de trocar coisas on-line, ela torna-se muito mais arriscada. Os atomic swaps são uma solução para esse problema, como descrito acima, porque permitem que os fundos sejam trocados entre as partes sem precisar depender de nada além da matemática para garantir que o processo seja concluído sem problemas.

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.