Categorias Notícias

Empresa de análise pontua que Bear Market para o Bitcoin pode estar próximo

Um recente relatório publicado pela Glassnode, uma das empresas mais respeitadas no universo dos criptoativos, aponta que um possível Bear Market pode estar próximo para o mercado de criptomoedas.

De acordo com a empresa, embora o nível de Bitcoin mantido pelos detentores de longo prazo (holders) esteja em níveis elevados, os dados on-chain revelam uma transição. Assim, indicam que eles estão começando a vender seus BTCs:

“Os mercados em alta geralmente podem absorver muitos meses dessa fase de distribuição. Mas, à medida que as vendas continuam, a possibilidade de um limite local ou global aumenta”, observa o estudo .

Segundo a empresa, a venda dos holders de Bitcoin, seguida pela venda de mais de 140 mil BTCs da Mt. Gox e a reprovação de um ETF spot de Bitcoin pela SEC, podem mergulhar o mercado em um novo bear market.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Queda no Bitcoin

O primeiro indicador que a Glassnode usa para mostrar esse estágio de vendas é o conceito de “idade” das moedas. Ou seja, o período de tempo que permanecem sem movimentos.

Isso é medido em “dias de moeda destruída” (CDD, na sigla em inglês). Cada unidade de BTC acumula um “dia moeda” diariamente. Por exemplo, 0,5 BTC acumula meio dia de moeda para cada dia que permanece sem movimento. Assim que eles mudam de mãos, os dias monetários são destruídos.

Com base nisso, o gráfico abaixo mostra que os dias de moeda destruída, proporcionais ao BTC vendido, passam de 10 milhões para 12,5 milhões em novembro. Isso mostra as vendas de BTC naquele período.

No entanto, as vendas estão bem abaixo do que foi vendido em novembro de 2020 e janeiro de 2021, em relação aos aumentos do Bitcoin.

Dessa forma, à medida que as moedas trocam de mãos, os dias de moedas criadas e os dias de moedas destruídas aumentam simultaneamente.

A relação entre os dias de moedas destruídas e os dias de moedas criadas é definida no relatório como vivacidade. Essa métrica tende a crescer quando há mais destruição de dias de moeda e gastos são impostos.

Por outro lado, quando a vivacidade diminui, a retenção das moedas, ou o hodling, é imposta.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.