Categorias Notícias

El Salvador vai esperar Bitcoin subir para lançar Bitcoin Bonds

Após adiar em diversas ocasiões o lançamento dos chamados “Bitcoin Bonds” – títulos lastreados em Bitcoin – o governo de El Salvador sugeriu que vai esperar o preço da criptomoeda subir para emitir os prometidos US$ 1 bilhão em títulos.

O preço da maior criptomoeda do mercado recuou mais de 15% no último mês. No momento da escrita desta matéria, o BTC está cotado a US$ 38.242, segundo dados do CoinMarketCap, com um recuo de quase 2% nas últimas 24 horas.

Bitcoin Bonds de El Salvador

A emissão de títulos em Bitcoin, que também foram apelidados de “Volcano Bonds”, foi anunciada pelo presidente Nayib Bukele em novembro de 2021.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o ministro de Finanças de El Salvador, Alejandro Zelaya, informou que os títulos seriam lançados entre os dias 15 e 20 de março. 

Contudo, chegou o dia 20 de março e nenhum anúncio oficial foi feito. No dia 23 de março, Zelaya informou que o governo estava esperando o momento certo para lançar os títulos. Além disso, confirmou que estava tudo pronto:

“Em termos de emissão de títulos Bitcoin, estamos prontos para fazê-lo. Esperamos o momento certo e que o presidente nos diga ‘sim, vamos fazer isso agora’. Acho que ainda não é o momento, temos que esperar mais uns dias.”

Já o presidente Bukele foi ao Twitter na mesma data explicar o atraso:

“O pequeno atraso na emissão é apenas porque estamos priorizando a reforma da previdência interna e temos que enviar isso ao Congresso antes.”

Prioridades ou preço baixo do Bitcoin?

No entanto, embora Bukele tenha alegado questões de prioridade, Zelaya indicou na última segunda-feira (2) que o atraso era devido ao baixo preço do BTC, conforme noticiou o Diario El Mundo.

Além disso, ele informou que o prazo divulgado anteriormente não era um deadline final. Isso porque, a nível internacional, não existiam as condições de mercado ideais devido a variáveis que não se pode controlar.

O ministro observou que o preço do Bitcoin, como qualquer ativo listado nas bolsas de valores tradicionais, foi afetado tanto pela invasão da Ucrânia pela Rússia quanto pela tentativa do Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed) de aumentar as taxas de juros para enfrentar a inflação na economia.

“Como o preço cotado (do Bitcoin) contra moedas fortes é afetado, para alguns investidores isso desestimula a compra do título. Então, normalmente deve ser feito quando o preço está alto”, disse. “Por quê? Porque quando dizemos que o preço está alto, é quando realmente está sendo medido em relação aos dólares. Então, para cada Bitcoin eles vão dar mais dólares. Então, tenho um incentivo para comprar o título de Bitcoin e assim poder ganhar porque minhas contas nacionais são em dólares.”

Com base nisso, Zelaya afirmou que não se pode dizer que a iniciativa fracassou. Afinal, as condições do mercado de ações não foram adequadas:

“O Presidente da República é quem nos diz a hora certa, de acordo com a forma como vemos o mercado”, acrescentou em entrevista.

Leia também: Maior banco privado da Argentina começa a oferecer acesso a criptomoedas a seus clientes

Leia também: Tesla diz acreditar no potencial do Bitcoin como alternativa ao dinheiro 

Leia também: Como identificar scams em jogos NFT: Tudo o que você precisa saber para preservar seu dinheiro  

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.