Categorias Notícias

El Salvador diz que aposta no Bitcoin está funcionando e confirma Bitcoin Bonds

O governo de El Salvador – primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal – afirmou que a “aposta” na criptomoeda está funcionando.

Embora o preço do BTC tenha despencado cerca de 50% desde que o país implementou a “Lei Bitcoin”, em setembro de 2021, o ministro das Finanças do país, Alejandro Zelaya, segue otimista com a moeda digital.

Em entrevista recente à Bloomberg News, ele afirmou que abandonar a busca pela inovação financeira, como muitos sugerem, seria errado.

Isso porque o Bitcoin levou a El Salvador serviços financeiros para uma população em grande parte não bancarizada e atraiu turismo e investimentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bitcoin Bonds de El Salvador

Zelaya também afirmou que, embora o uso do BTC como meio de troca seja baixo, segue acreditando no dinheiro digital.

Além disso, ele confirmou que o governo vai lançar os Bitcoin Bonds – título lastreado em Bitcoin usando a tecnologia blockchain.

“Para alguns, é algo novo e algo que eles não entendem inteiramente. Mas é um fenômeno que existe e está ganhando terreno e continuará nos próximos anos”, disse Zelaya.

Estima-se que o governo de El Salvador tenha adquirido 2.381 Bitcoins com fundos públicos. Com a desvalorização da criptomoeda, hoje, esse montante vale cerca de 50% menos do que as autoridades pagaram por eles, segundo cálculos da Bloomberg com base em tuítes postados pelo presidente do país, Nayib Bukele.

Foi justamente essa queda de preço que atrasou os planos do país de emitir um título de US$ 1 bilhão lastreado em Bitcoin, como prometido. No entanto, Zelaya garantiu que o plano ainda está de pé, basta que o mercado melhore.

Ação de longo prazo

De qualquer forma, o ministro segue confiante no Bitcoin e na estratégia do país a longo prazo:

“Não teremos resultados da noite para o dia. Não podemos dormir pobres e acordar milionários.” disse Zelaya. “As novas tecnologias mostraram como as pessoas nos anos anteriores tinham medo de coisas como sites e negócios digitais. Mas demonstrou-se que, ao longo do tempo, a realidade se impõe.”

Zelaya também confirmou os planos de El Salvador de construir a chamada “Bitcoin City”. De acordo com o ministro, o governo vai anunciar nos próximos meses outros projetos relacionados ao Bitcoin.

“Acredito no sistema monetário internacional tradicional, assim como acredito que as novas tecnologias ajudarão os seres humanos no futuro”, disse Zelaya. “Então, acho que fazer essa transição é vital e seria errado de nossa parte não buscar inovação financeira que poderia beneficiar El Salvador.”

Leia também: Binance e S.S Lazio lançam ingressos NFTs para jogos do clube italiano 

Leia também: Vasil: hard fork da Cardano passará por mais testes e é adiado novamente 

Leia também: SushiSwap paga até R$ 4,5 milhões por cargo de head chef; entenda

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.