Tecnologia

El Salvador aprova segunda oferta pública de ativos digitais

A Comissão Nacional de Ativos Digitais (CNAD) de El Salvador acaba de dar luz verde para uma nova oferta pública de ativos digitais, um marco significativo no cenário de transações digitais do país. Aprovada pela CNAD, a E-grains, uma empresa privada da indústria cerealífera, tornou-se a pioneira na tokenização de ativos em El Salvador.

A E-grains, registrada como emissora de ativos digitais desde dezembro do ano passado, recebeu a autorização para realizar uma emissão pública lastreada em ativos 100% reais.

A empresa lançou no dia 18 de janeiro o token $ESOY, avaliado em US$ 100 milhões, lastreado em contratos futuros de soja e garantias de custódia.

Juan Carlos Reyes, presidente da Comissão de Ativos Digitais de El Salvador, destacou que o $ESOY representa a segunda aprovação desse tipo, seguindo os títulos de Bitcoin, aprovados no ano anterior, cuja liberação para o mercado ainda está pendente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Oferta de ativos digitais em El Salvador

A oferta pública da E-grains é a primeira venda de uma empresa privada a chegar ao mercado, com aproximadamente 7,6 milhões de tokens disponíveis por 60 meses. A plataforma IB Maker X, sob a marca eNo Securities, é o prestador dos serviços digitais responsável pela negociação inicial dos tokens, enquanto o mercado secundário está previsto para abrir em 18 de março.

O token $ESOY representa os direitos econômicos gerados no comércio de um alqueire de soja, inovando no mercado de agrocommodities. A E-grains destaca que o alqueire de soja é negociado em dólares, com valor atual em torno de US$ 11,15 por unidade.

Juan Carlos Reyes explicou o rigoroso processo de aprovação da CNAD, composto por três filtros: pré-registro, ecossistema regulatório e análise de propostas. A decisão final é tomada com base nos riscos e benefícios avaliados pela equipe regulatória.

Essa autorização segue os preceitos da Lei de Emissão de Ativos Digitais, aprovada em janeiro do ano passado, reforçando o compromisso de El Salvador em promover e regulamentar emissões desse tipo.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.