Categorias Notícias

Edward Snowden declara ter usado Bitcoin para pagar serviços no vazamento da NSA

Apesar de ostentar o status de “procurado” por mais de seis anos, acusado de espionagem pelos EUA Edward Snowden fez uma aparição online na Conferência Bitcoin 2019 realizada em São Francisco, Califórnia. Snowden compartilhou sua experiência e apoio em relação ao BTC. O ex-agente da NSA (National Security Agency, ou Agência Nacional de Segurança em tradução livre) utilizou o BTC como um meio para infundir privacidade na sociedade e revelou que a série de vazamentos de documentos também foram financiados usando a criptomoeda.

Durante o evento, Snowden destacou a intenção do governo de monitorar clientes (cidadãos) e coletar informações de identificação, como passaportes, por meio de empresas privadas, o que ameaça a privacidade dos indivíduos e, com a finalidade de provar suas palavras, usou o exemplo do ShapeShift:

“A ShapeShift foi um serviço muito útil e gratuito em termos de identificação. Pelo que entendi, eles receberam uma carta do governo dizendo que, se você não começar a armazenar informações pessoais em nosso benefício, vamos encerrar seus negócios.”

Levando a comparação mais adiante, Snowden expressou que a resistência do Bitcoin ao mainstream é devido à sua ameaça ao status quo do setor bancário:

Isso (Bitcoin) traz liberdade. Não precisamos mais obter permissão de nenhuma autoridade ou escritório”, disse.

Snowden revelou ainda que o Bitcoin desempenhou um papel crucial em ajudá-lo a executar os vazamentos de documentos da NSA. O fugitivo russo aproveitou o BTC para fazer pagamentos aos jornalistas, bem como pelo espaço do servidor para armazenar os documentos vazados. Ao mesmo tempo, Snowden argumentou que a maioria dos criminosos não utiliza Bitcoin ou criptomoedas para “lavar” seu dinheiro ilícito e sim “o dólar norte-americano”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Edward Snowden afirma que privacidade é a coisa mais importante que falta no Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.