Categorias Notícias

Donald Trump promete impedir CBDC dos EUA se for eleito

Durante um discurso de campanha em New Hampshire, o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à nomeação presidencial republicana, Donald Trump, prometeu que “nunca permitirá” a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Na quarta-feira (17), Trump expressou preocupações sobre o potencial poder excessivo que uma CBDC poderia conceder ao governo federal sobre o dinheiro. Ele afirmou que, se eleito novamente, protegerá os americanos contra uma possível tirania do governo, impedindo a implementação de uma CBDC.

“Esta noite, estou fazendo outra promessa para proteger os americanos da tirania do governo”, afirmou Trump. “Como seu presidente, nunca permitirei a criação de uma Moeda Digital de Banco Central. Tal moeda daria ao governo federal, nosso governo federal, controle absoluto sobre o seu dinheiro… Eles poderiam tirar o seu dinheiro, e você nem saberia que ele se foi.”

Trump promete barrar CBDC nos EUA

Essa declaração de Trump surge em um momento em que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, explora a possibilidade de emitir sua própria CBDC. No entanto, o ex-presidente enfatizou sua oposição a essa iniciativa, alertando sobre o risco de perda de controle financeiro e privacidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O Federal Reserve, por meio de sua governadora Michelle Bowman, manifestou em outubro que ainda não viu argumentos convincentes para uma CBDC nos Estados Unidos. De acordo com Bowman, outras alternativas poderiam resolver desafios financeiros.

Além disso, o órgão deixou claro em seu site que não tomou nenhuma decisão sobre a emissão de uma CBDC. O Fed só deve seguir adiante com um projeto de CBDC dos EUA se houver uma lei autorizadora.

Atualmente, o rastreador de CBDC compilado pelo Atlantic Council revela que 130 países, representando 98% do produto interno bruto mundial, estão explorando a implementação de uma CBDC.

Entre esses países, 64 estão em uma fase avançada. O Banco Central Europeu, por exemplo, anunciou uma “fase de preparação” para um euro digital. Enquanto isso, a China concluiu a sua primeira negociação internacional de petróleo bruto usando o yuan digital, de acordo com o Atlantic Council.

O Brasil também está avançado nos seus testes do DREX (antigo Real Digital). De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a CBDC brasileira deve ser lançada ainda em 2024.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.